Designers, ilustradores, fotógrafos e demais profissionais de arte digital do mundo, tremei: o Photoshop está chegando ao iPad. O Photoshop de verdade, digo.
A Adobe anunciou a novidade agora há pouco, na sua conferência anual MAX, e prometeu (como já era previsto) levar ao tablet da Apple a versão completa do seu lendário editor de imagens, com adaptações na interface para uma utilização mais amigável ao toque — porém, com as mesmíssimas ferramentas, lógica de uso e suporte à edição de arquivos PSD da versão para Macs e PCs com a qual os usuários já estão acostumados.
A base do código do Photoshop CC para iPad é a mesma dos seus irmãos para computador e a ideia da Adobe é fazer uma transição: o editor de imagens deixará de ser um mero programa e passará a ser uma plataforma, permitindo que usuários editem seus arquivos em PCs, Macs e iPads a qualquer momento, trocando de dispositivo quando bem entenderem com a preciosa ajudinha da nuvem. Outros recursos, como histórico de edições e edição colaborativa também estão inclusos — é quase um Google Docs, só que com o editor de imagens mais poderoso do mundo.
Em termos de interface, a Adobe descartou aqui (ao menos nessa versão prévia) toda a barra superior com botões contextuais, relegando-os a menus laterais e listas ocultas; de resto, a disposição dos principais elementos de interface (ferramentas, camadas, seletor de cores, bibliotecas e assim por diante) é a mesma da contraparte dos softwares para Mac e PC.
Uma adição interessante é um botão contextual no canto inferior esquerdo da interface chamado Touch Modifier (Modificador de Toque) que, quando pressionado, muda o comportamento da ferramenta que você está usando para uma ação útil no momento — se você tem um pincel ativado, por exemplo, manter o botão pressionado transforma a ferramenta numa borracha enquanto ele estiver ativado; se a função ativa for a “Mover”, ele automaticamente faz com que os elementos sejam duplicados.
O Photoshop CC para iPad será lançado em 2019 e, como o próprio nome já diz, fará parte da suíte Creative Cloud — se você é assinante da plataforma, terá acesso a ele na ocasião do seu lançamento e poderá utilizar todos os recursos de edição em nuvem anunciados pela Adobe. A empresa não especificou se planeja também vender uma versão avulsa do aplicativo na App Store; mais informações sobre isso deverão aparecer nos próximos meses.
Usuários que queiram se inscrever no programa beta do Photoshop CC para iPad podem fazê-lo neste link e aguardar futuras instruções da Adobe. Aproveitem!
via The Verge