O Apple Watch já tem vários aplicativos dedicados ao monitoramento do sono — coisa que pode ser útil para descobrir padrões e, com isso, determinar medidas para melhorar a qualidade das suas noites.
Só tem um problema: muita gente (incluindo este que vos fala) não suporta a ideia de dormir com um relógio no pulso (e a hora de dormir é geralmente o momento de carregar o reloginho, de qualquer forma). Para solucionar esse problema, a startup Beddr anunciou recentemente a sua nova criação, o SleepTuner. O pequeno sensor, conectado ao iPhone através de um app especial, promete monitorar vários aspectos do seu sono… enquanto fica colado na sua testa!
Pode parecer estranho, mas o dispositivo é tão pequeno e leve que os usuários nem devem senti-lo grudado às suas cabeças — a aderência é feita por meio de um adesivo hipoalergênico reutilizável e substituível. A bateria do gadget dura até 20 horas de uso contínuo e é recarregável; temos no monitor um acelerômetro de três eixos e vários sensores ópticos que medem aspectos como duração do sono, frequência cardíaca, respiração e oxigenação.
O app do SleepTuner (ainda não lançado) usa os dados coletados para fornecer informações e dicas sobre seus padrões de sono — ele pode notar, por exemplo, que você tem um sono de melhor qualidade quando dorme de lado ou que, ao deitar e levantar em certos horários, seus eventos noturnos são menos frequentes. Sempre que o sensor é utilizado, o app avalia a sua noite de sono e traz as principais informações coletadas, reunindo todas em gráficos de fácil interpretação.
A Beddr afirma que não há necessidade de se utilizar o SleepTuner todas as noites: a recomendação da startup é que você use o sensor por alguns dias em sequência no início, acompanhe a progressão das leituras, siga as dicas do app e, a partir daí, passe a utilizá-lo numa frequência semanal ou mensal para monitorar a qualidade do seu sono a longo prazo.
O SleepTuner está em fase de pré-venda no site da Beddr por US$150; o pacote inclui o sensor, 12 adesivos sobressalentes, um cabo para carregamento e uma capa protetora. Ele começará a ser despachado no próximo mês — mas, ao menos por enquanto, as entregas se resumem aos Estados Unidos.
via MacRumors