O melhor pedaço da Maçã.

Apple investiga acusação de trabalho forçado de estudantes na China

Linha de produção de parceira da Apple na China

A Apple pode ser extremamente hábil em construir uma imagem absolutamente cristalina para a sua própria marca e produtos, mas volta e meia nos deparamos com notícias que nos lembram da face mais pútrida da engrenagem que mantém a bela Maçã rodando: as frequentes acusações de trabalho irregular, infantil ou mesmo análogo à escravidão nas parceiras da empresa na China.

Publicidade

Hoje, a CNN relatou que a gigante de Cupertino estaria investigando acusações de que uma das suas mais importantes parceiras estaria empregando estudantes ilegalmente em uma de suas fábricas na China. A fornecedora em questão é a Quanta, que até o ano passado era a única montadora do Apple Watch e ainda é responsável por fabricar grande parte dos reloginhos da Maçã vendidos no mundo.

As acusações vêm de um grupo de direitos trabalhistas baseado em Hong Kong, o Students and Scholars Against Corporate Misbehavior (SACOM). Segundo o relatório, foram encontrados estudantes do Ensino Fundamental/Médio trabalhando nas linhas de produção de uma fábrica da Quanta em Chongqing; eles estariam sendo forçados por suas escolas a participarem de estágios que nada teriam a ver com suas áreas de estudo, trabalhando por uma quantidade excessiva de horas (às vezes, inclusive, virando a noite).

A SACOM entrevistou 28 estudantes para elaborar o relatório. Nas palavras de um deles:

Publicidade

Nós somos como robôs nas linhas de produção. Nós repetimos o mesmo procedimento por centenas ou milhares de vezes todos os dias.

A legislação trabalhista chinesa permite que menores de idade trabalhem, mas respeitando uma série de regras que foram burladas nos casos descritos pelo relatório. A própria Apple também especifica regras para o trabalho de menores nas suas diretrizes de relações de trabalho das suas parceiras [PDF] — todas elas supostamente desrespeitadas pela Quanta nessas linhas de produção.

Em comunicado enviado à CNN, a Apple afirmou que está ciente do problema e entrando em ação:

Nós estamos investigando urgentemente o relatório de que estudantes estagiários contratados em setembro estariam trabalhando em horas extras e períodos noturnos. Nós temos tolerância zero com empresas que não cumprem nossos padrões e garantimos ação imediata, com soluções apropriadas, se descobrirmos violações ao código.

A Maçã completou, afirmando que já auditou a fábrica da Quanta em Chongqing três vezes entre março e junho, sem registrar anomalias. A Quanta, por sua vez, negou as acusações e está trabalhando com a Apple nas investigações.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

OnePlus 6T traz recursos de ponta por metade do preço do iPhone XS Max

Próx. Post

Comercial do HomePod com FKA Twigs continua ganhando prêmios

Posts Relacionados