O melhor pedaço da Maçã.

UE concorda com Spotify e outras sobre “abuso” da Apple [atualizado]

Reuters
Logo da Apple e bandeira da União Europeia

Após enfrentar uma acusação de abuso de poder pelas supostas regras injustas da App Store em 2021, a Apple novamente foi colocada sob a lupa da União Europeia, que atualizou seu caso antitruste contra a Maçã — com foco, agora, no controle que ela exerce sobre os serviços de streaming de música no iOS.

Publicidade

A Comissão Europeia, o órgão da UE que investiga as acusações, apontou em uma nova declaração que a Apple violou leis antitruste ao impedir que empresas de música rivais, como o Spotify, anunciassem onde e como usuários poderiam assinar seus aplicativos.

Isso, no entanto, não constitui uma decisão final; agora, cabe à Apple organizar uma defesa e provar que as acusações estão erradas. A comissão também reforçou a sua linguagem sobre essa acusação, declarando uma “visão preliminar” de que “as obrigações antidireção da Apple são condições comerciais injustas em violação ao Artigo 102 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia”.

Essa etapa processual segue a Declaração de Objeções da Comissão, que delineou a visão preliminar da Comissão de que a Apple abusou de sua posição dominante ao: (i) impor sua própria tecnologia de pagamento de compra no aplicativo aos desenvolvedores de aplicativos de streaming de música (“obrigação IAP”) e (ii) que restringe a capacidade dos desenvolvedores de aplicativos de informar os usuários de iPhone e iPad sobre serviços alternativos de assinatura de música (“obrigação antidireção”).

Por um tempo, a Apple não permitiu que serviços de streaming rivais, como o Spotify, incluíssem links nos aplicativos da empresa para suas próprias assinaturas. A Apple, no entanto, afrouxou essa restrição em março de 2022 para encerrar uma investigação antitruste no Japão.

Publicidade

Por conta dessa mesma questão, o Spotify vem reclamando da Apple desde 2017. Sobre a atualização do caso pela Comissão Europeia, a conselheira geral da empresa sueca, Eve Konstan, disse:

Hoje, a Comissão Europeia enviou uma mensagem clara de que o comportamento anticompetitivo e as práticas desleais da Apple prejudicaram os consumidores e os desenvolvedores desfavorecidos por muito tempo. Instamos a Comissão a tomar uma decisão rápida neste caso para proteger os consumidores e restaurar a concorrência leal na plataforma iOS.

A Apple agora deverá responder às acusações da UE. Se for considerada culpada, a empresa poderá ser multada em até 10% do seu faturamento global anual. Isso significaria uma multa de até US$39,4 bilhões — com base na receita da Apple de US$394,33 bilhões em 2022.

A Maçã ainda não se manifestou sobre o caso.

via Bloomberg

Atualização 28/02/2023 às 14:00

Um porta-voz da Maçã compartilhou uma declaração com o MacRumors sobre o anúncio da Comissão Europeia, na qual a empresa afirma estar “satisfeita” com o fato de o órgão ter eliminado a preocupação com a exigência da Apple para que os aplicativos usem o sistema de compra da App Store.

A Apple continuará a trabalhar com a Comissão Europeia para entender e responder às suas preocupações, ao mesmo tempo em que promove a concorrência e a escolha para os consumidores europeus. Estamos satisfeitos que a Comissão tenha reduzido seu caso e não esteja mais contestando o direito da Apple de cobrar uma comissão por produtos digitais e exigir o uso dos sistemas de pagamento no aplicativo em que os usuários confiam. A App Store ajudou o Spotify a se tornar o principal serviço de streaming de música em toda a Europa e esperamos que a Comissão Europeia acabe com a sua reclamação sem mérito.

Como parte da sua resposta, a Apple disse que sempre “promove a concorrência” e que “a economia de aplicativos para iOS suporta 2,2 milhões de empregos europeus”. A companhia também citou relatórios revelando que o Spotify está entre os aplicativos de maior sucesso na App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pixelmator Pro 3.3 traz novo ajuste de remoção de cor

Próx. Post

Apple TV+ anuncia nova série “Real Madrid: Até o Fim”

Posts Relacionados