O melhor pedaço da Maçã.

Google lança sistema para transformar Macs em Chromebooks

O sistema operacional é focado em máquinas mais antigas
Chrome OS Flex

Um dos maiores motivos que fazem as pessoas comprarem Macs é o macOS e a sua perfeita integração com o hardware da máquina e com outros aparelhos da Apple. Porém, pode haver situações nas quais o SO não seja mais tão útil para os usuários, e o Google quer dar a eles uma alternativa.

Publicidade

É que a gigante americana anunciou hoje o lançamento do Chrome OS Flex, versão do seu sistema operacional que pode ser instalada tanto em Macs quanto em PCs com Windows.

É óbvio que ninguém vai comprar um Mac para usar o Chrome OS (um sistema operacional limitado) como o principal, e o Google sabe muito bem disso — tanto que deixa claro que o grande foco do software são máquinas antigas e/ou obsoletas.

Porém, conforme os anos passam, é natural que as máquinas percam desempenho em relação a quando elas foram lançadas, bem como passam a não receber mais atualizações de seus sistemas operacionais — o que não só impede a chegada de novos recursos, como pode trazer problemas de segurança.

Publicidade

Como o Chrome OS está longe de ter a robustez e a quantidade de recursos que sistemas como o macOS e o Windows, é de se esperar que ele rode mais “liso” em computadores antigos. Com isso, temos atualizações de software recentes — mesmo que, assim, o usuário perca alguns recursos mais poderosos.

O Google pretende receber feedbacks antes de lançar o Chrome OS Flex em sua versão final e, por isso, já disponibilizou o sistema operacional para ser baixado publicamente. Ele pode tanto ser instalado de maneira tradicional (através da EFI/BIOS) quanto ser executado em uma unidade USB — o que permite dar aquela bisbilhotada antes.

Caso seja instalado diretamente na máquina — o que substituirá o sistema operacional vigente —, a ideia é que o Chrome OS Flex transforme o computador em questão num legítimo Chromebook. O novo SO tem os mesmos recursos do Chrome OS tradicional, e usa a sua mesma base de código, tanto que ambos serão atualizados em conjunto.

Não foi do zero

A nova versão do Chrome OS, para quem não sabe, não nasceu nas mãos do Google. Isso porque ele foi construído a partir do CloudReady, software que a dona do YouTube adquiriu em 2020 e que já tinha a mesma finalidade: permitir executar o sistema operacional em Macs.

Publicidade

Com a justificativa de que o CloudReady aumentou a vida útil de muitas máquinas, o Google optou por torná-lo uma solução oficial com alguns recursos a mais, como a presença do Google Assistente e também a já citada atualização em conjunto — usuários do antigo software precisavam esperar por uma nova versão do Chrome OS para, só depois, desfrutarem das mudanças.

Para testar o Chrome OS Flex, é só acessar essa página. Nessa outra, é possível saber quais são os computadores compatíveis. Como a Apple dificulta a instalação de qualquer distribuição Linux (como a do SO do Google) em seus computadores, muito provavelmente não será possível a instalação em Macs lançados a partir de 2016 — especialmente os com Apple Silicon.

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: História do mundo em fotos, Crystal Cove, Video GIF Creator e mais!

Próx. Post

Como alterar o número de telefone no Kwai [iPhone e iPad]

Posts Relacionados