O melhor pedaço da Maçã.
Brecha no iOS 12.1

Mais uma: brecha no iOS 12.1 dá acesso a contatos

YouTube video

Publicidade

O hacker espanhol Jose Rodriguez, dono do canal no YouTube videosdebarraquito, é especializado em encontrar falhas na Tela Bloqueada do iPhone e divulgá-las para o mundo — como essa que comentamos no fim de setembro e que era bastante complexa.

Agora, com a chegada do iOS 12.1, um novo vídeo foi publicado explorando uma brecha da nova versão do sistema operacional que equipa iPhones, iPads e iPads touch — mais precisamente, explorando o novo recurso FaceTime em grupo.

Com ela, mesmo na Tela Bloqueada do aparelho é possível ter acesso aos contatos. Como? Simples. Quer dizer, não tão simples assim, mas ainda algo possível: como o vídeo acima nos mostra, a brecha envolve pedir para que a Siri efetue uma chamada para um número/contato. Depois que a chamada começa, é preciso então tocar no botão de FaceTime, acessar a Central de Controle, ativar o Modo Avião, voltar à interface da chamada e tocar no botão “…”, depois em “Adicionar pessoa” e, finalmente, no sinal de “+” para ter acesso à lista de contatos.

Publicidade

É interessante notar que a falha ocorre em diversos iPhones, com exceção daqueles que não contam com a tecnologia 3D Touch. Isso porque, ao se deparar com a lista de contatos, é preciso utilizar a tecnologia 3D Touch para visualizar o “cartão” com as informações do contato em questão. Então, no caso do iPhone XR ou dos iPhones 6/6 Plus (e anteriores), o máximo que a pessoa mal intencionada conseguirá visualizar são os nomes dos contatos.

Como sempre, não há nenhuma necessidade de sairmos por aí desesperados por conta dessa falha. Além de a pessoa mal-intencionada precisar estar com o iPhone da vítima em mãos, a Siri precisa estar ativada na Tela Bloqueada (algo que você pode mudar aí em segundos caso você esteja preocupado com a vulnerabilidade, bastando ir em Ajustes » Siri e Busca e desativar a opção “Permitir Quando Bloqueado”).

A Apple já está testando a primeira beta do iOS 12.1.1 e, quem sabe, já na próxima versão corrigirá esse problema.

via The Verge, AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Dr. Seuss Camera – The Grinch Edition, Republique, Trine e mais!

Próx. Post

Apple fatura US$62,9 bilhões no quarto trimestre fiscal de 2018, 20% a mais que há um ano [atualizado 2x]

Posts Relacionados