Ontem, falamos aqui sobre as baterias dos novos MacBooks Air, que, pela primeira vez em muitos anos nos portáteis da Apple, podem ser substituídas de forma avulsa em assistências técnicas autorizadas — a troca da top case (que envolve a carcaça inferior de alumínio, teclado e trackpad) não se faz mais necessária para o processo.
Com a novidade, me perguntei se não estávamos vendo uma mudança na abordagem da Apple em relação à reparabilidade dos seus computadores. Bom, ainda não temos uma resposta definitiva sobre o assunto, mas hoje o pessoal da iFixit fez seu tradicional desmonte do novo MacBook Air e veio trazer considerações sobre o tema.
O processo para abrir a nova máquina portátil da Maçã não tem muitas diferenças em relação aos modelos que já conhecemos, com o uso dos (extremamente específicos) parafusos pentalobe. Ao retirar a tampa inferior, nos deparamos com o tradicional combo de baterias enormes e placa lógica diminuta; aqui, temos ainda um dissipador de calor com visual particular, semelhante a um radiador.
O teclado é o mesmo dos MacBooks Pro mais recentes, com o mecanismo borboleta de terceira geração e a membrana de silicone que protege a entrada de detritos e impede (ou não) o temido #butterflygate
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A iFixit elogiou bastante dois pontos, a começar pela modularidade da máquina: bateria, trackpad, Touch ID e portas Thunderbolt são todos facilmente substituíveis, pois não estão soldados a nenhuma outra parte do chassi. Além disso, ainda que vários componentes da máquina continuem sendo fixados com adesivos (a bateria, por exemplo), a Apple está incluindo agora abas que permitem ao usuário/técnico puxar facilmente essas tiras para soltá-los, facilitando muito os reparos.
Falando em bateria, o componente traz 49,9Wh de capacidade — para por em perspectiva, um pouco menos que o do Dell XPS 13 (52Wh), mas maior que o do Surface Laptop 2 (45,2Wh).
O MacBook Air traz processadores mais rápidos que ambas as máquinas citadas e tem a mesma longevidade (ao menos segundo a Apple), entretanto.
No fim das contas, a iFixit deu ao novo MacBook Air um índice de reparabilidade 3, em 10 pontos possíveis. Não é uma pontuação invejável — afinal, mesmo que tenhamos algumas boas melhorias aqui, os computadores ainda trazem RAM e armazenamento soldados na placa lógica, e adesivos continuam não sendo a melhor forma de construção se formos pensar em reparos; o teclado integrado à top case também não ajuda. Ainda assim, é um passo adiante.