O melhor pedaço da Maçã.
Aliro

Apple, Google e Samsung integram novo grupo para padronizar chaves digitais

A Apple, o Google e a Samsung se uniram a fabricantes de fechaduras inteligentes e outras empresas que de alguma forma estão envolvidas com a criação de produtos do gênero (como Allegion, ASSA ABLOY, Qualcomm e NXP) para construir um padrão aberto de chaves digitais, usando dispositivos como smartphones ou smartwatches.

Publicidade

Chamado Aliro, o grupo integra a Connectivity Standards Alliance (CSA) e tem como objetivo criar um protocolo de comunicação global e um sistema comum o qual permitirá que dispositivos credenciados abram qualquer fechadura inteligente em múltiplos lugares, independentemente de quem for a fabricante.

Segundo informações divulgadas em um comunicado, a meta é lançar a primeira especificação no começo de 2025. Ao todo, o grupo integra mais de 200 empresas (das mais de 670 que já fazem parte da CSA) e usa o mesmo modelo aplicado ao novo padrão de casa inteligente Matter.

Estão entre os princípios do grupo:

Publicidade
  • Simplicidade: reduzir as barreiras à implementação, diminuindo a complexidade da integração e simplificando a solução de problemas.
  • Flexibilidade: suportar diferentes tipos de instalações ou arquiteturas, oferecendo acesso conveniente a pontos de entrada comuns e individuais.
  • Segurança: fundação para implementar soluções de acesso móvel seguras e confiáveis de última geração.
  • Interoperabilidade: o protocolo de comunicação padronizado permitirá que dispositivos e leitores independentes do fabricante trabalhem juntos.

O protocolo que será criado pelo grupo poderá ser bastante semelhante ao que a Apple disponibiliza em seu ecossistema HomeKit: uma chave digital armazenada na carteira digital do iPhone — e acessível no Apple Watch — que não requer um aplicativo específico e funciona com qualquer dispositivo que suporte o padrão.

Para isso, o novo padrão suportará três formas diferentes de comunicação entre uma fechadura e o dispositivo que a desbloqueia: NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade., BLE2Bluetooth Low-Energy, ou Bluetooth de baixo consumo. e UWB3Ultra-wideband, ou banda ultralarga..

O objetivo aqui é construir uma solução que possa ser amplamente adotada e confiável, em vez do mercado atual de soluções individuais ou soluções feitas exclusivamente para essa ou aquela empresa.

Nelson Henry, arquiteto de soluções sênior da Allegion e presidente do Aliro.

Ainda há alguns detalhes em aberto, como por exemplo se o protocolo será compatível com versões anteriores das fechaduras existentes ou quanto tempo poderá levar para ser implementado em novos produtos — no entanto, certamente veremos mais detalhes sobre a empreitada ao longo dos próximos meses.

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.
  • 2
    Bluetooth Low-Energy, ou Bluetooth de baixo consumo.
  • 3
    Ultra-wideband, ou banda ultralarga.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro: app Apple TV ganha suporte para filmes 3D na beta do tvOS 17.2

Próx. Post

NASA lança serviço de streaming com conteúdos gratuitos

Posts Relacionados