O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MM Responde: por que o iCloud mostra a minha localização errada?

Autenticação de dois fatores

Hoje é dia de mais uma dica da nossa coluna MM Responde!

Publicidade

A pergunta da vez é:

Por que o iCloud mostra a minha localização errada?

Autenticação de dois fatores

Uma das ferramentas mais legais e que garantem a segurança de sua conta é a autenticação de dois fatores. Comum em diversos serviços hoje em dia, essa tecnologia impede o acesso não-autorizado à sua conta sem um dispositivo já associado a ela.

Quando você tenta acessar sua conta do iCloud ou a página do seu ID Apple, por exemplo, imediatamente você encontra uma janela pedindo para verificar, em um mapa apresentado, se você está em determinada localização. Ao verificar e confirmar, a tela é substituída por um código de 6 (seis) números que deve ser digitado no dispositivo pelo qual você está tentando se logar.

Publicidade

Ao confirmar o código gerado, o acesso é permitido e a mágica funciona. 😎

Entendendo a questão da localização

Vamos colocar meu exemplo: estou em Brasília e, ao tentar fazer a autenticação, já me “encontrei” em cidades do estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e aqui no Distrito Federal também, mesmo tendo feito login do mesmo lugar.

Autenticação de dois fatores

Na documentação explicativa, a Apple diz que o recurso utilizado para apresentar a sua localização é o endereço de IP do dispositivo que está solicitando o login, e não os serviços de localização (GPS). Veja o texto do artigo de suporte do recurso:

Publicidade

Ao iniciar sessão em um dispositivo novo, você receberá uma notificação nos outros dispositivos confiáveis que inclui um mapa mostrando a localização aproximada do dispositivo novo. A localização aproximada baseia-se no endereço IP que o dispositivo está usando, não na localização exata dele. A localização exibida talvez corresponda à rede a qual você está conectado, não à localização física.

Se você estiver usando uma VPN, por exemplo, a distância mostrada tende a ser ainda maior! Justificado? 😉

Em outras palavras, a localização mostrada na janelinha de login é apenas aproximada pelo IP da sua conexão. Quando você usa o recurso Buscar Meu iPhone do iCloud, aí sim, ele puxa os dados de localização exatos pelo GPS do iPhone. São duas coisas completamente diferentes.

Publicidade

·   •   ·

Se você procurou resposta no MM Fórum e não encontrou ou se você simplesmente tem alguma sugestão para o MM Responde (selecionaremos uma por vez), é só mandar um email para mim [marcelo arroba nosso domínio] ou falar comigo no Twitter [@marcelodemelo].

Até a próxima!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
MM Tour VIII no Apple Park

Estão abertas as inscrições para o MM Tour VIII! [atualizado: fechadas!]

Próximo Artigo
Antenas

O que é 4,5G? Eu consigo essa conexão com um iPhone XS/XS Max/XR americano?

Posts Relacionados