Bem a tempo das compras de fim de ano, a Apple está aproveitando o hype em torno dos seus lançamentos deste ano para inaugurar (e reinaugurar) algumas retail stores ao redor do mundo. No último sábado, a gigante de Cupertino abriu sua primeira loja na Tailândia e reabriu as portas da famosa Apple Covent Garden, em Londres (no Reino Unido), além da Apple Southlake Town Square (no Texas).
Tailândia
A primeira loja oficial da Apple na Tailândia (em Bangkok) foi inaugurada no último sábado (10/11). Anunciada no fim de outubro, a Apple Iconsiam está localizada no novo centro de compras homônimo, inagurado um dia antes da loja da Maçã.
Thank you to our passionate Thai customers who helped us celebrate our first store in Thailand today! We are so excited to be a part of your community in Bangkok. #AppleIconsiam pic.twitter.com/0asFJe9Ztp
— Angela Ahrendts (@AngelaAhrendts) 10 de novembro de 2018
Obrigado aos nossos apaixonados clientes tailandeses que nos ajudaram a celebrar hoje a nossa primeira loja na Tailândia! Estamos muito animados por fazer parte da sua comunidade em Bangkok.
🙏 สวัสดีครับชาวกรุงเทพ — Our Thai customers and store team were all smiles today as we opened our first store in Thailand! We’re thrilled to have a new home in the Land of Smiles to share our passion and creativity with the community. pic.twitter.com/prZ1wgItSi
— Tim Cook (@tim_cook) 10 de novembro de 2018
🙏 Olá, Bangkok — nossos clientes tailandeses e equipe da loja estavam todos sorridentes hoje quando abrimos nossa primeira loja na Tailândia! Estamos felizes em ter um novo lar na “Terra dos Sorrisos” para compartilhar nossa paixão e criatividade com a comunidade.
Para a sua primeira loja na Tailândia, a Apple garantiu o melhor imóvel do shopping. A Apple Iconsiam está localizada no meio do complexo, logo abaixo da sinalização principal do centro de compras. A loja se abre, ainda, para o segundo andar (uma cobertura) apoiada pela maior fachada de vidro sem pilares do mundo — que dá uma visão surreal para o rio Chao Phraya. Uma das parceiras da Apple, a Hermès, ocupa a loja no andar de baixo.
Projetada pela Foster + Partner, que trabalha com a Maçã na construção de outras Apple Stores espalhadas pelo mundo, o local conta com um portal de pedra que leva os clientes para um exuberante jardim no terraço da loja — onde podem admirar a paisagem ou frequentar uma das sessões do Today at Apple, incluindo a sessão “New Beginnings” (“Novos Começos”), desenvolvida especialmente para a Apple Iconsiam.
Dentro da loja, um espaçoso fórum oferece todos os programas do projeto gratuito da Maçã, localizado entre 12 árvores que alinham as laterais da Genius Grove e o gigantesco painel 6K da loja.
Confira algumas fotos da abertura da loja:
Estocolmo
Se a mixórdia no projeto de instalação de uma loja Estocolmo (na Suécia) já estava feia para o lado da Apple, agora ele desandou de vez. Conforme previsto, o novo corpo de membros da Câmara Municipal da capital sueca rejeitou os planos para a construção de uma loja da companhia no Parque Kungsträdgården. Embora a chegada da Apple à cidade seja acolhida, eles disseram que “Kungsträdgården é o lugar errado”, conforme divulgado pelo The Guardian.
O projeto não foi julgado negativamente somente pelos políticos da cidade: o público geral também não apoiou a escolha do local de construção da Apple Store, com cerca de aproximadamente 1.800 respostas de cidadãos (quase todas contra os planos da Apple). Assim como o caso em Melbourne (na Austrália), o que atrapalha a Maçã em Estocolmo são seus planos de design em parceria com a Foster + Partners, conforme descrito pelo editor Dan Hallemar, da Arkitektur (principal revista de arquitetura da Suécia):
Ele [o projeto] tira toda a energia e toda a aura do espaço público e não acrescenta nada. É como um parasita.
A Apple, no entanto, ainda detém os direitos para a construção na praça Kungsträdgården, conforme destacado pelo AppleInsider; portanto, há uma chance de que a companhia possa lutar em instâncias superiores para a construção da loja nesse local — ou então abandonar esses planos, já que a opinião pública deve ser considerada.
Londres
Como comentamos no mês passado, a principal loja da empresa em Londres, a Apple Covent Garden, foi fechada em julho deste ano para reformas. Após quase quatro meses de renovações, o ponto foi reaberto com um design atualizado em sintonia com o novo “padrão” da companhia — porém sem perder o caráter histórico do local.
A reinauguração coincidiu com o lançamento do iPhone XR e com a série de sessões criativas do Today at Apple que serão oferecidas para os londrinos neste mês, os quais também serão agraciados com apresentações musicais e outras atividades. Como dissemos, a companhia manteve alguns elementos históricos do prédio, construído no século XIX, como os tijolos expostos, os arcos e teto abobadado. Ambas as famosas escadarias de vidro (uma delas em espiral) também foram mantidas.
Basicamente, as mudanças são — além daquelas na estrutura — a atualização dos equipamentos da loja, como novas mesas e displays. O fórum, posicionado no centro da flagship, conta com um novo painel 8K de 355 polegadas para que os visitantes o vejam pelos arcos assim que entrarem na Apple Store.
Ao redor desse ambiente, há seis árvores envasadas, poltronas e bancos estofados em couro marrom — um novo elemento de design presente, até então, apenas em algumas lojas da Apple.
Eis uma galeria de fotos compartilhada pelo 9to5Mac:
Texas
Também informamos que a Apple Southlake Town Square foi fechada para reformas em março passado. Na semana passada, a loja foi reinaugurada — a tempo do lançamento dos novos iPads Pro e Macs — e inclui alguns novos detalhes especiais.
Enquanto as lojas mais recentes da Maçã em centros comerciais ao ar livre possuem uma fachada de pedra texturizada e um teto forrado com painéis de luz, a renovada loja de Southlake conta com um teto revestido de madeira e uma fachada toda em vidro, o que dá a impressão de um local mais confortável e natural (como a nova loja na Tailândia). Do lado de dentro, a Apple instalou um novo painel que ajudará na realização das sessões do Today at Apple.
Nos EUA, atualmente seis lojas da Apple estão em reforma, incluindo a famosa retail do cubo de vidro na Quinta Avenida, em Nova York.
Paris
A Apple finalmente divulgou a data oficial de inauguração da sua nova loja em Paris (na França), localizada na Avenida Champs-Élysées. A loja será aberta no dia 18 de novembro, próxima segunda-feira, e substituirá a Apple Carrousel du Louvre, fechada permanentemente no mês passado.
A Apple Champs-Élysées conta com um dos maiores fóruns da empresa na Europa e será a “sede” da Maçã no continente. A flagship foi brevemente exibida durante o último evento especial da Maçã, no mês passado, junto ao anúncio da chegada de 60 novas sessões do Today at Apple.
Nos dias seguintes à inauguração, a Apple oferecerá uma série de sessões do seu programa exclusivas para Paris. Entre essas, acontecerão sessões de arte ao vivo com os artistas que decoraram a fachada da loja e um laboratório de música com os artistas Sônge e Myd, além de performances musicais.