O melhor pedaço da Maçã.

FireWire ganhará nova versão de 3.2Gbps

FireWireJá sabemos dos planos de lançamento da versão 3.0 da interface USB, que chegará a 4.8Gbps, mas é prevista apenas para 2009. Agora, pintam as primeiras informações sobre a próxima versão do padrão concorrente FireWire, que chegará a 3.2Gbps, mas já no início do ano que vem.

Publicidade

De acordo com o MacNN, a IEEE 1394 Trade Association pretende começar a homologação do novo padrão — conhecido, por enquanto, como S3200 — ainda em janeiro, para que seja completada por volta de fevereiro — é, lá fora as coisas são mais ágeis. Portanto, ainda em 2008 poderemos ver os primeiros produtos com a nova versão.

Hoje, o FireWire 800 (800Mbps) possibilita transferências de até 100MB/segundo. O novo padrão será quatro vezes mais rápido que isso, possibilitando trocas de dados de 400MB/segundo. O mais legal é que ele utilizará os mesmos conectores da atual versão, proporcionando total retrocompatibilidade.

Publicidade

Além disso, manterá os diferenciais do FireWire sobre USB, como utilizar bem menos processamento e sempre trabalhar no máximo da sua capacidade — a menos, é claro, que a fonte não a suporte. O padrão FireWire também transmite mais força do que USB, até mesmo mais do que o padrão Serial ATA.

Lembro que hoje a Apple é a única grande fabricante de computadores que tem o padrão FireWire incorporado como padrão em algumas das suas máquinas, como os iMacs, MacBooks Pro e Macs Pro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aprenda como transportar seu equipamento de fotografia com Chase Jarvis

Próx. Post

Apple e seus clones

Posts Relacionados