O melhor pedaço da Maçã.

Jony Ive fala sobre design, Macs e sua carreira ao receber prêmio da Universidade de Cambridge

Jony Ive em discurso de agradecimento após prêmio do The Cambridge Union

The Cambridge Union é o grupo de debates mais antigo do mundo e o principal da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. No ano passado, a instituição estabeleceu o Stephen Hawking Fellowship, um reconhecimento a figuras notáveis que mostram excelência nos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Publicidade

O lendário físico foi, naturalmente, o primeiro laureado com o prêmio — quando deu um dos seus últimos discursos antes de morrer. Agora, a segunda figura a receber o reconhecimento foi ninguém menos que nosso designer favorito (ou não), Jony Ive.

No seu discurso de agradecimento, Ive tocou em vários assuntos, da sua relação com o design a Steve Jobs. Em um dos pontos mais legal da sua fala, ele comentou como foi sua primeira experiência com um Mac, em 1988 — quatro anos antes de se juntar à Apple.

Eu amei usá-lo e ele se tornou uma ferramenta muito poderosa que me ajudou a desenhar e criar. Além disso, eu percebi que o que você faz representa quem você é. É um testamento dos seus valores e preocupações e, usando o Mac, eu senti uma conexão clara e direta com as pessoas que criaram o Macintosh. Pela primeira vez, eu me lembro de ficar comovido com o cuidado e a humanidade por detrás da funcionalidade indispensável.

Ive falou também sobre a concepção do Multi-Touch, a forma de interação com múltiplos dedos na tela que revolucionou a indústria no primeiro iPhone. Segundo Ive, a tecnologia não foi apenas disruptiva por si só — ela foi uma das chaves para a criação de outro produto revolucionário, a App Store.

Publicidade

Nós percebemos que poderíamos fazer aplicações com propósitos, atraentes e intuitivas. Então, conforme esse potencial para um leque vasto de apps foi se tornando claro, também veio à tona a ideia da App Store. Mas é importante lembrar que essas ideias iniciais eram somente tentativas […] elas não eram uma resposta a uma oportunidade tecnológica.

O designer também comentou como, mesmo depois de tanto tempo — quase 30 anos na Apple —, ele continua “totalmente maravilhado, completamente encantado com o processo criativo”, suas formas e manifestações, acrescentando que “ama a imprevisibilidade e a surpresa”.

Jony Ive em discurso de agradecimento após prêmio do The Cambridge Union

Seguindo o discurso, Ive compartilhou alguns ensinamentos sobre como “tornar o processo criativo menos assustador” e de que forma é possível equilibrar a curiosidade e a resolução de problemas.

Publicidade

A curiosidade sozinha, mesmo energizando e motivando, e mesmo que seja absolutamente fundamental para a geração de ideias, gera apenas um bocado de listas grandes e talvez algumas ideias, mas acaba aí. A determinação necessária para encontrar soluções para problemas que se põem entre pensamentos hesitantes e algo substancial parece se por em conflito direto com a maioria dos comportamentos criativos. […] Você vê, sendo imoderado e resoluto, você tem que resolver problemas difíceis. Mas resolver problemas requer novas ideias. Então nós precisamos ter ideias e voltar a sermos curiosos. Isso não é uma mudança que ocorre em mim uma ou duas vezes durante um projeto de muitos anos; eu sinto ela acontecendo em mim uma ou duas vezes no dia e essas transições entre duas formas tão diferentes de ver e pensar é fantasticamente exigente.

Ive encerrou seu discurso com palavras não suas, mas do seu maior e mais importante mestre — Steve Jobs. O cofundador da Apple as compartilhou com o designer há cerca de dez anos e ele achou apropriado concluir a fala trazendo o pensamento de Steve à tona:

Existem muitas maneiras de ser. As pessoas expressam sua admiração de diferentes maneiras. Uma das formas que eu acredito que elas podem expressar essa estima para com o resto da humanidade é criando algo maravilhoso e colocando isso no mundo. E você nunca conhece essas pessoas, você nunca aperta a mão delas. Você nunca ouve as histórias delas ou conta as suas, mas, no ato de fazer algo com cuidado e amor, algo é transmitido ali. E essa é uma forma de expressar para a nossa espécie nossa mais profunda admiração.

Aos interessados, mais citações do discurso de Ive podem ser lidas nesse compilado da Forbes. Incrível, não?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Netflix para iOS ganha novo reprodutor; Documents, VLC e Deezer também são atualizados

Próx. Post

Apple compra a Silk Labs, startup focada em IA e privacidade

Posts Relacionados