O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar o contador de palavras do Pages no macOS, no iOS e na web

Contador de palavras do Pages do iPhone

Não há dúvidas de que o Pages é, no geral, um processador de texto menos poderoso do que o Microsoft Word. Especialmente após a transição para a versão atual do software, que “uniu” as suas versões para macOS e iOS, criou-se uma imagem de editor mais limitado, que prefere focar na simplicidade de uso do que num catálogo quase infinito de possibilidades.

Publicidade

Ícone do app Pages
Pages de Apple
Compatível com Macs
Versão 13.2 (290.8 MB)
Requer o macOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Pages
Pages de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 13.2 (458.6 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Essa ideia não é inteiramente incorreta; ainda assim, alguns recursos importantes passam despercebidos pelos usuários. Querem um exemplo? O Pages traz um contador de palavras, caracteres e outros elementos do texto bastante completo que está a apenas alguns cliques/toques de distância — tanto no Mac quanto no iPhone/iPad e na web. Vejamos como tirar máximo proveito dele.

Contador de palavras do Pages do Mac

No Pages para macOS, o contador de palavras pode ser ativado clicando em Visualizar » Mostrar Contagem de Palavras. Uma janelinha flutuante aparecerá na parte de baixo do documento; você pode clicar nela e arrastá-la para onde quiser na janela.

Contador de palavras do Pages do iPhone

No iPhone, você chega ao mesmo resultado tocando no menu contextual do Pages (os três pontinhos no canto superior direito da tela) e ativando a opção “Contagem de Palavras”. Já no iPad, o recurso é ativado tocando no menu de visualização (o ícone de janelinha no canto superior esquerdo); basta tocar no interruptor “Contagem de Palavras” para ligá-lo. Na web, por fim, basta clicar no mesmo ícone de janelinha do menu de visualização e ativar o recurso.

Publicidade

Em todos os casos, clicar/tocar nas setas à direita do contador de palavras mostrará todas as suas opções extras: além de contar palavras, ele também exibe o número de caracteres (contando ou não os espaços) no seu texto, bem como a quantidade de parágrafos e páginas nele contidas. Você pode selecionar qualquer uma dessas métricas para ser exibida no lugar da contagem de palavras.

Publicidade

É bom notar também que você pode fazer o contador atuar apenas em uma seção do texto: basta selecionar a parte desejada e a ferramenta levará apenas aqueles caracteres em conta.

Fácil, né? 😉 Aproveitem!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple confirma coleta de dados a pé para seus Mapas

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: pasta térmica no MacBook Pro, iPhone sem ativar, iMac para desenvolvedor, três problemas do Apple Watch e mais!

Posts Relacionados