Se você é fã de games de corrida, precisa ter Asphalt 9 instalado. Mas se você não gosta desse estilo, acredite: este jogo da Gameloft faz você repensar seu conceito. Calma, explicarei tudo abaixo mas, antes, dê o play nessa trilha sonora, coloque o cinto de segurança e vem comigo conhecer essa sequência.
Em números: são mais de 50 supercarros, 60 temporadas, 70 pistas muito bem detalhadas, mais de 800 eventos diferentes (e contando) e até 8 jogadores no modo multiplayer em tempo real. Em emoções: uau. Não só os gráficos ultra-realistas (em HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica., vale dizer) me deixaram extasiado, mas também a jogabilidade. Curioso? Dá uma olhada nesse preview:

Aliás, falemos sobre isso: quando você pensa que não tem como melhorar a qualidade visual de jogos mobile, tcharam, você se surpreende. Os gráficos são surreais em muitas pistas de grandes lugares como Cairo, Himalaia, Roma, San Francisco, Escócia e Xangai. Pistas que farão seus olhos brilharem com um simples dia ensolarado… ou uma baita chuva.
Vocês também têm a impressão de “Onde é que vamos parar?” com tanta evolução visual? Esse vídeo mostra um comparativo desde o primeiro Asphalt até esta versão aqui revisada. Um salve para a tecnologia. A própria Gameloft diz, na descrição do jogo:
Cada corrida é como assistir a um filme de ação.
Isso tudo mostrando a beleza de carros incríveis que jamais teremos das marcas Bugatti, Ferrari, Porsche, Lamborghini, W Motors e outras — a maioria deles você obtém com diagramas, completando missões diárias e evoluindo sua garagem na “Carreira”. Os carros já são lindos naturalmente, mas para quem gosta da personalização total, você pode colocar adesivos, mudar as cores dos aros e até das pinças de freio. Mas não opinarei sobre isso ou precisaremos falar sobre quem coloca capinhas indiscretas tampando a beleza de um iPhone. 😛
Eclético sem ser clichê, Asphalt 9 tem uma trilha sonora que está de parabéns. 36 músicas misturam o alternativo com dance, eletrônica e às vezes até um rock. Tudo isso pra criar um espetáculo para seu jogo, trazendo animação na hora certa e tranquilidade no fim da partida — para (tentar) evitar você de jogar o seu iDevice na parede. #desabafei
Mas, acredite: você vai querer saber os nomes das músicas para ouvir depois, então já fiz isso pra você. Clicando aqui você confere a playlist no Apple Music; aqui se for usuário do Spotify, com todas as músicas do jogo.
E, finalmente, vamos falar de jogabilidade. Uma das diferenças deste para o anterior, Asphalt 8, chama-se TouchDrive. De acordo com a Gameloft, é “um novo sistema de direção que lhe libera do volante para você curtir toda a ação arcade do jogo”; em outras palavras: é muitíssimo mais fácil jogar.
Na teoria, com essa opção ativada o carro irá sozinho até a linha de chegada seguindo um caminho pré-determinado sem nenhuma colisão. Com isso você ainda controla: em que caminho o carro vai em uma bifurcação, quando e como usar o turbo, a derrapagem e as manobras. Na prática o que soa como algo muito fácil é, na verdade, em algumas situações, o oposto por um simples motivo: se dirigir assim é moleza pra você, também será para todos os outros jogadores. Ou seja, você vai precisar de uma combinação de manobras, drifts e muita explosão de nitro para destruir os carros dos competidores, algo no estilo Burnout. Mas que graça teria se tudo fosse fácil?
Opcionalmente, você pode assumir o controle do volante, dos freios e até da sensibilidade da direção. Perde-se praticidade, mas ganha-se liberdade: certos atalhos antes não disponíveis pelo TouchDrive agora ficam alcançáveis pelo controle manual. A escolha é sua. Só não tente fazer isso na rua, ok?
Quem nunca fez isso com o próprio carro…
ㅤ
[Asphalt 9: Legends] pic.twitter.com/6rnfzY8JBe— Vinícius Porto (@vinni247) November 26, 2018
Pela primeira vez na franquia Asphalt temos “Equipes”, uma espécie de clube ou clã para juntar pontos e reputação e conquistarem prêmios. A cada corrida individual a equipe ganha alguns pontos de reputação e, atingindo alguns marcos, você ganha pacotes de cartas, fichas e diagramas. A evolução dos carros é até mais rápida quando há uma equipe engajada diariamente. E se você vai jogar, não esqueça de procurar pela equipe “MacMagazine” por lá, mas só não demore — são apenas 20 vagas!
A Gameloft pensou tanto no social do jogo que até criou um programa de parceiros. Se você é gamer e produz conteúdo para o YouTube, pode ganhar acesso antecipado às versões do jogo, imagens personalizadas, comunicação privilegiada com a equipe e até promoção nas redes sociais do game. É só se inscrever aqui.
Testei o jogo em um iPhone 5s, um iPhone X e em um iPad de sexta geração. Em todos os aparelhos não percebi lags ou travadas, exceto em algumas raras situações no modo multiplayer. Infelizmente o aparelho mais antigo sofreu um aquecimento maior que o normal e a bateria foi de 100% a 0% em pouco tempo. Se você não tem um dispositivo com iOS, o jogo também está disponível no Android e no Windows.
Ficam algumas observações: poderia ter mais trânsito no jogo, você precisa de internet para jogar, os diagramas não são fáceis de conseguir se você não jogar muitas vezes no dia e cito ainda a falta de um botão “refazer a corrida”, para não precisar passar por todos os menus novamente quando não conseguir finalizar uma missão.
Em resposta à obrigatoriedade da internet para jogar, a Gameloft disse ao MacMagazine que “o fato de o jogo sempre exigir conexão se deve, principalmente, aos hacks. Desta forma, conseguimos evitar ao máximo jogadores que usam cheats e depois entram no modo competitivo com outros jogadores.” [sic]
· • ·
Bônus: dicas e papéis de parede
Separei três dicas que gostaria que alguém tivesse me falado no começo:
- Não gaste fichas (a moeda premium) com créditos. Isso você consegue com poucas corridas.
- Não use peças importadas assim que ganhar. Deixe para quando você ver que precisa de subir o nível do carro para uma emergência ou evento importante.
- Evolua o carro uniformemente em seus aspectos. Não adianta, por exemplo, ter uma velocidade máxima no topo se sua dirigibilidade está baixa — assim você terá dificuldades de virar o carro.
E, acima, uma galeria com três papéis de parede para o seu iPhone. Meu preferido é o que diz: “Bons jogadores ganham corridas. Lendas mudam o jogo.” Inspirador, não?
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.