O melhor pedaço da Maçã.
Asphalt 9

Asphalt 9: o jogo de corrida feito até para quem não gosta de jogos de corrida

Se você é fã de games de corrida, precisa ter Asphalt 9 instalado. Mas se você não gosta desse estilo, acredite: este jogo da Gameloft faz você repensar seu conceito. Calma, explicarei tudo abaixo mas, antes, dê o play nessa trilha sonora, coloque o cinto de segurança e vem comigo conhecer essa sequência.

Publicidade

Carro de Asphalt 9

Em números: são mais de 50 supercarros, 60 temporadas, 70 pistas muito bem detalhadas, mais de 800 eventos diferentes (e contando) e até 8 jogadores no modo multiplayer em tempo real. Em emoções: uau. Não só os gráficos ultra-realistas (em HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica., vale dizer) me deixaram extasiado, mas também a jogabilidade. Curioso? Dá uma olhada nesse preview:

YouTube video

Publicidade

Aliás, falemos sobre isso: quando você pensa que não tem como melhorar a qualidade visual de jogos mobile, tcharam, você se surpreende. Os gráficos são surreais em muitas pistas de grandes lugares como Cairo, Himalaia, Roma, San Francisco, Escócia e Xangai. Pistas que farão seus olhos brilharem com um simples dia ensolarado… ou uma baita chuva.

Vocês também têm a impressão de “Onde é que vamos parar?” com tanta evolução visual? Esse vídeo mostra um comparativo desde o primeiro Asphalt até esta versão aqui revisada. Um salve para a tecnologia. A própria Gameloft diz, na descrição do jogo:

Cada corrida é como assistir a um filme de ação.

Gráficos de Asphalt 9

Isso tudo mostrando a beleza de carros incríveis que jamais teremos das marcas Bugatti, Ferrari, Porsche, Lamborghini, W Motors e outras — a maioria deles você obtém com diagramas, completando missões diárias e evoluindo sua garagem na “Carreira”. Os carros já são lindos naturalmente, mas para quem gosta da personalização total, você pode colocar adesivos, mudar as cores dos aros e até das pinças de freio. Mas não opinarei sobre isso ou precisaremos falar sobre quem coloca capinhas indiscretas tampando a beleza de um iPhone. 😛

Asphalt 9 - Marcas de Carros

Eclético sem ser clichê, Asphalt 9 tem uma trilha sonora que está de parabéns. 36 músicas misturam o alternativo com dance, eletrônica e às vezes até um rock. Tudo isso pra criar um espetáculo para seu jogo, trazendo animação na hora certa e tranquilidade no fim da partida — para (tentar) evitar você de jogar o seu iDevice na parede. #desabafei

Publicidade

Mas, acredite: você vai querer saber os nomes das músicas para ouvir depois, então já fiz isso pra você. Clicando aqui você confere a playlist no Apple Music; aqui se for usuário do Spotify, com todas as músicas do jogo.

Publicidade

E, finalmente, vamos falar de jogabilidade. Uma das diferenças deste para o anterior, Asphalt 8, chama-se TouchDrive. De acordo com a Gameloft, é “um novo sistema de direção que lhe libera do volante para você curtir toda a ação arcade do jogo”; em outras palavras: é muitíssimo mais fácil jogar.

Asphalt 9 - Roda

Na teoria, com essa opção ativada o carro irá sozinho até a linha de chegada seguindo um caminho pré-determinado sem nenhuma colisão. Com isso você ainda controla: em que caminho o carro vai em uma bifurcação, quando e como usar o turbo, a derrapagem e as manobras. Na prática o que soa como algo muito fácil é, na verdade, em algumas situações, o oposto por um simples motivo: se dirigir assim é moleza pra você, também será para todos os outros jogadores. Ou seja, você vai precisar de uma combinação de manobras, drifts e muita explosão de nitro para destruir os carros dos competidores, algo no estilo Burnout. Mas que graça teria se tudo fosse fácil?

Opcionalmente, você pode assumir o controle do volante, dos freios e até da sensibilidade da direção. Perde-se praticidade, mas ganha-se liberdade: certos atalhos antes não disponíveis pelo TouchDrive agora ficam alcançáveis pelo controle manual. A escolha é sua. Só não tente fazer isso na rua, ok?

Pela primeira vez na franquia Asphalt temos “Equipes”, uma espécie de clube ou clã para juntar pontos e reputação e conquistarem prêmios. A cada corrida individual a equipe ganha alguns pontos de reputação e, atingindo alguns marcos, você ganha pacotes de cartas, fichas e diagramas. A evolução dos carros é até mais rápida quando há uma equipe engajada diariamente. E se você vai jogar, não esqueça de procurar pela equipe “MacMagazine” por lá, mas só não demore — são apenas 20 vagas!

A Gameloft pensou tanto no social do jogo que até criou um programa de parceiros. Se você é gamer e produz conteúdo para o YouTube, pode ganhar acesso antecipado às versões do jogo, imagens personalizadas, comunicação privilegiada com a equipe e até promoção nas redes sociais do game. É só se inscrever aqui.

Testei o jogo em um iPhone 5s, um iPhone X e em um iPad de sexta geração. Em todos os aparelhos não percebi lags ou travadas, exceto em algumas raras situações no modo multiplayer. Infelizmente o aparelho mais antigo sofreu um aquecimento maior que o normal e a bateria foi de 100% a 0% em pouco tempo. Se você não tem um dispositivo com iOS, o jogo também está disponível no Androidno Windows.

Asphalt 9 - Carros

Ficam algumas observações: poderia ter mais trânsito no jogo, você precisa de internet para jogar, os diagramas não são fáceis de conseguir se você não jogar muitas vezes no dia e cito ainda a falta de um botão “refazer a corrida”, para não precisar passar por todos os menus novamente quando não conseguir finalizar uma missão.

Em resposta à obrigatoriedade da internet para jogar, a Gameloft disse ao MacMagazine que “o fato de o jogo sempre exigir conexão se deve, principalmente, aos hacks. Desta forma, conseguimos evitar ao máximo jogadores que usam cheats e depois entram no modo competitivo com outros jogadores.” [sic]


Ícone do app Asphalt 9: Legends
Asphalt 9: Legends de Gameloft
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.5.1 (3.3 GB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: LegendsScreenshot do app Asphalt 9: Legends

Nota na App Store

Minha nota

·   •   ·

Bônus: dicas e papéis de parede

Separei três dicas que gostaria que alguém tivesse me falado no começo:

  1. Não gaste fichas (a moeda premium) com créditos. Isso você consegue com poucas corridas.
  2. Não use peças importadas assim que ganhar. Deixe para quando você ver que precisa de subir o nível do carro para uma emergência ou evento importante.
  3. Evolua o carro uniformemente em seus aspectos. Não adianta, por exemplo, ter uma velocidade máxima no topo se sua dirigibilidade está baixa — assim você terá dificuldades de virar o carro.

E, acima, uma galeria com três papéis de parede para o seu iPhone. Meu preferido é o que diz: “Bons jogadores ganham corridas. Lendas mudam o jogo.” Inspirador, não?

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CEO da IBM faz coro com Tim Cook e defende leis de proteção de dados mais severas

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Pixel Boat Rush, iFontMaker, Unclutter e mais!

Posts Relacionados