Pouco a pouco, todo o setor de tecnologia está embarcando na defesa da criação de novas regulamentações referentes à proteção de dados e à privacidade do usuário, especialmente nos Estados Unidos.
Gigantes como Apple, Google, Amazon, Microsoft e Facebook já expressaram esse apoio por meio de uma representante em comum e, em seguida, Tim Cook disse com todas as letras que “o livre mercado não está funcionando” quando o assunto é proteger a privacidade dos clientes das gigantes de tecnologia. Agora, mais um nome de peso está entrando na causa.
A CEO da IBM, Ginni Rometty, defendeu que as empresas de tecnologia precisam seguir regras mais definidas sobre como lidar com os dados dos seus usuários, citando a “forma irresponsável que algumas empresas lidaram com informações pessoais” como estopim para uma “crise de confiança” por parte dos usuários no setor de tecnologia como um todo.

Sem citar empresas nominalmente, Rometty afirmou também que algumas precisam ser responsabilizadas pelas informações que compartilham, guardam e distribuem — especialmente aquelas que oferecem plataformas para expressão pública de opiniões (Facebook, estamos olhando para você):
Precisamos de novos pensamentos sobre responsabilidade. Coletivamente, as plataformas online dominantes têm mais poder para moldar a opinião pública do que a televisão ou os jornais jamais tiveram, e, ainda assim, suas regulamentações ou responsabilizações são muito pequenas.
A executiva opinou sobre o tema numa conferência em Bruxelas (Bélgica), onde esteve acompanhada de vários nomes do alto escalão da União Europeia; ela deve seguir viagem pelo continente e realizar reuniões com a chefe de privacidade da EU, Vera Jourova, e outras figuras influentes na área de segurança e tecnologia — ou seja, suas opiniões ecoarão forte no continente onde as regulamentações pró-privacidade do usuário já são mais severas.
via Cult of Mac