O melhor pedaço da Maçã.

Apple reduziu suas emissões de carbono em 45% desde 2015

Logo "Carbon Neutral" (neutra em emissões de carbono) da Apple

Além de apresentar os novos iPhones e Apple Watches, a Apple também usou o evento especial de ontem para nos atualizar sobre algumas das suas conquistas quando o assunto é sustentabilidade.

Publicidade

Essa seção da keynote, inclusive, contou com um divertidíssimo vídeo estrelado pelo CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, a vice-presidente de iniciativas ambientais, políticas e sociais da Maçã, Lisa Jackson e ninguém menos do que a vencedora do Oscar Octavia Spencer.

Foi durante essa parte da transmissão que a Apple falou sobre o seu plano de tornar cada um dos seus produtos neutro em carbono até 2030. E, para dar o pontapé inicial nessa empreitada, ela anunciou que todos os Apple Watches SE (2ª geração) e Series 9 combinados — com os modelos mais recentes da pulseira loop esportiva — já ostentam esse título.

O Apple Watch Ultra 2, é claro, não ficou de fora. Quando adquirido com uma pulseira loop Trail ou loop Alpina mais recente, ele também é 100% neutro em carbono.

YouTube video

Em um comunicado à imprensa, a empresa disse que o foco é neutralizar todas as emissões possíveis relacionadas ao seu consumo de eletricidade, aos materiais utilizados em seus dispositivos e ao seu transporte. É só depois disso que a Maçã pretende começar a aplicar créditos de carbono de alta qualidade para compensar as emissões que não podem ser evitadas.

Publicidade

Ainda falando sobre os Apple Watches, ela também explicou que cada relógio “neutro em carbono” segue três requisitos: usar 100% de energia limpa tanto na fabricação quanto no uso final, 30% de material reciclado ou reaproveitado por peso e 50% da distribuição feita sem o uso de transporte aéreo. Quando todos esses pontos são contemplados, as emissões podem ser reduzidas em até 75%.

Em números gerais, a Apple já conseguiu reduzir as suas emissões de carbono em 45% desde 2015; a receita da empresa, por outro lado, cresceu sensíveis 65%. O plano, porém, é aumentar esse número na redução das emissões para 75%, ainda considerando os números de 2015 como base.

Publicidade

As novas pulseiras e cases FineWoven, é claro, fazem parte dessa iniciativa. Além de contarem com um pegada de carbono significativamente menor em comparação aos acessórios de couro, 68% do material utilizado na sua fabricação é reciclado.

Embalagem de Apple Watch 100% baseada em fibras.
Há até o logo “Carbon Neutral” na lateral da caixa, vejam só.

As embalagens da nova linha de Apple Watches, inclusive, já são feitas de materiais 100% baseados em fibras, enquanto a linha iPhone 15 gira em torno de 99%.

E as linhas de produção?

Em outro comunicado à imprensa, a Apple também anunciou que está expandindo o seu projeto de descarbonização, o qual já teve a adesão de mais de 300 fabricantes — agora comprometidos em usar apenas energia 100% limpa até 2030. Intitulado Supplier Clean Energy Program, esse projeto já contempla fornecedoras em mais de 50 países.

Publicidade

Ademais, fornecedores de 28 países já se comprometerem em trazer 20 gigawatts de energia renovável para as linhas de produção da Apple, o que inclui nomes como Skyworks Solutions, Analog Devices, Cirrus Logic e Renesas Electronics. Segundo a empresa, só em 2022, 13,7 gigawatts de energia renovável foram usados nas suas linhas de produção, o que evitou emissão de 17,4 milhões de toneladas métricas de carbono — o equivalente a tirar 3,8 milhões de carros das ruas.

Bacana, não? 🌳

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple agora permite disponibilizar apps em pré-venda por região

Próx. Post

Hermès mantém linha de pulseiras de couro para o Apple Watch

Posts Relacionados