O melhor pedaço da Maçã.
Pexels
Bandeira da Índia

Apple aprova app anti-spam na Índia após ser ameaçada de banimento no país

Há cerca de um ano, falamos aqui sobre um impasse que a Apple tinha causado na Índia: a empresa tinha, inicialmente, se negado a colaborar na criação de um app anti-spam para o iPhone em parceria com o governo do país, sob a alegação de que a ferramenta seria prejudicial à privacidade dos usuários ao coletar informações dos seus registros de chamadas e mensagens e compartilhá-las com o governo.

Publicidade

Apenas após uma negociação, a Maçã voltou atrás e aceitou colaborar na criação de um app com “funcionalidade limitada”, que utilizasse as APIs padrão do iOS 11 para obter alguns dados.

De lá para cá, muita água rolou e muitas coisas mudaram no cenário: aparentemente, o governo indiano acabou desenvolvendo o aplicativo sem a colaboração da Maçã. A Apple, então, rejeitou a sua publicação na App Store, sob a mesma alegação de questões relacionadas à privacidade dos usuários. Que estratégia melhor para reverter essa situação, portanto, do que uma leve e descontraída ameaça de banimento do segundo país mais populoso do mundo?

A ameaça ocorreu em julho passado, quando a TRAI (a “Anatel indiana”, por assim dizer) afirmou que, se a Maçã não aprovasse o aplicativo anti-spam desenvolvido pelo órgão, poderia bloquear a ativação de novos iPhones nas operadoras do país. Agora, como informou o VentureBeat, parece que a situação já está resolvida: o app TRAI DND — Do Not Disturb já está disponível na App Store local.

Ícone - TRAI DND — Do Not Disturb

Não se sabe exatamente se algo mudou no funcionamento do app nesse meio tempo; talvez as autoridades indianas tenham reconstruído algum aspecto da captura de dados para que ela respeite as APIs do iOS ou, quem sabe, a Apple simplesmente não estava a fim de peitar o governo de um dos seus mercados com maior potencial — especialmente em um período incerto como o atual.

Publicidade

O fato é que a iniciativa anti-spam é providencial para os indianos: estudos indicam que a maioria da população com 18 anos ou mais recebe aproximadamente dez(!) ligações ou mensagens de texto indesejadas todos os dias. O aplicativo da TRAI auxilia os indianos criando uma lista de denúncias e números indesejados, que são, por sua vez, bloqueados pelas próprias operadoras locais.

Publicidade

Seria legal ver algo parecido por aqui, não é verdade?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Por ECG, Apple prolonga período de devolução do Watch nos EUA

Próx. Post

Você tem até o dia 31 para trocar a bateria do seu iPhone com desconto!

Posts Relacionados