O melhor pedaço da Maçã.
Novo chip Snapdragon 855 da Qualcomm

Qualcomm anuncia nova geração do seu processador Snapdragon e foca no 5G [atualizado]

Nesta semana comentamos que a Apple deverá esperar até 2020 para apresentar iPhones com suporte a redes 5G, a evolução do protocolo 4G/LTE.

Publicidade

Enquanto essa possibilidade ecoa pelo campus da Maçã, a Qualcomm já deu sua palavra para o futuro dessa tecnologia durante o evento anual Snapdragon Summit, realizado nesta semana na ilha paradisíaca de Maui (no Havaí). Entre as novidades anunciadas pela fabricante de chips está o seu novo processador carro-chefe, o Snapdragon 855.

Certamente, esse será o modelo de chip que equipará a primeira onda de smartphones 5G do mercado. De acordo com a Qualcomm, a nova plataforma suportará velocidades de download “multigigabit” na futura geração de redes móveis (com velocidades até 100x mais rápidas que as atuais redes 4G). A empresa inferiu, ainda, que a sua conferência deste ano é a “festa de lançamento do 5G”.

Dessa forma, como era de se esperar, o assunto girou em torno da adoção dessa nova tecnologia que promete “mudar a forma como utilizamos nossos dispositivos”. Nesse sentido, algumas operadoras americanas, como a AT&T e a Verizon, exibiram prévias das suas redes 5G durante o evento da Qualcomm.

Publicidade

O chip já está aí, mas… e os smartphones compatíveis? De acordo com o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, os primeiros modelos chegarão já no início de 2019 e, até o fim do ano que vem, “todos os principais aparelhos Android com o processador Snapdragon vão usar o 5G”, conforme divulgou a CNET.

Quando chegarmos exatamente a essa época do ano, daqui a um ano… veremos todas [as fabricantes de smartphones] do ecossistema Android com seus flagships no 5G em todas as operadoras dos EUA.

E aqui estão as operadoras parceiras da @Qualcomm no #5G, de acordo com o presidente da @Qualcomm @cristianoamon, no #SnapdragonSummit.

O Snapdragon 855 também apresenta um novo mecanismo de inteligência artificial multi-core que promete um desempenho até 3x melhor em comparação com a geração antiga do chip, além de melhorias em visão e fotografia computacional — o que poderá melhorar ainda mais as câmeras de futuros smartphones.

Publicidade

Separadamente, a Qualcomm aproveitou a oportunidade para (reapresentar?) mostrar sua nova tecnologia de sensor de impressão digital ultrassônico, chamada 3D Sonic. Com isso, a empresa promete uma solução em biometria que poderá ficar abaixo das telas dos gadgets, além de expandir essa tecnologia para mercados de smartphones intermediários.

Como dissemos, a Maçã provavelmente optará por esperar a adoção inicial do 5G para evitar os primeiros problemas dessa nova tecnologia. Mas sabemos que, em parte, isso tem a ver com o imbróglio entre a companhia e a Qualcomm. Será que a Apple vai dar conta de brigar com tantas fabricantes que já vão ter adotado o 5G em 2020? Veremos!

via TechCrunch

Atualização, por Eduardo Marques 05/12/2018 às 22:30

No segundo dia de evento, a Qualcomm deu mais detalhes sobre o novo processador. E uma coisa importante ressaltar é que as fabricantes precisam necessariamente adotar o modem X50 para ter suporte a redes 5G com o Snapdragon 855 — na sua configuração padrão, o chip vem com o modem X24.

Publicidade

Esse modem oferece um belo salto se comparado ao X20, presente no Snapdragon 845, suportando até 2Gbps em redes LTE (categoria 20) — o primeiro do mundo a oferecer tal especificação. Já o X50 trabalha com as tecnologias mmWave (milimiter wave, ou ondas milimétricas) e maior alcance (6GHz, sub-6), o que significa um suporte total a redes 5G — que, por enquanto, começarão a ser implantadas apenas em poucos países como EUA, Coreia do Sul e Japão.

No quesito Wi-Fi, o 855 é compatível com o padrão 802.11ax, que agora passou a se chamar Wi-Fi 6, podendo atingir até 14Gbps (nas frequências de 2,4GHz e 5GHz). Ele também traz suporte ao 802.11ay, uma tecnologia de conexão sem fio com frequência de 60GHz, taxas de transferência de até 10Gb/s e latência de conexão a cabo.

Trata-se do primeiro chip da Qualcomm fabricado num processo de 7 nanômetros (como o A12 Bionic, da Apple), oferecendo 20% mais performance gráfica (se comparado ao 845) graças à GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. Adreno 640. Para termos uma ideia das capacidades, o chip pode alimentar uma tela integrada 4K HDR2High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. ou dois monitores externos 4K HDR, bem como reproduzir vídeos de realidade virtual em 360ª em 8K.

Snapdragon 855

A CPU3Central processing unit, ou unidade central de processamento. Kryo 485 aumenta a performance do processador em 45% (se comparado ao 845) graças aos seus oito núcleos (um principal, três de performance e quatro dedicados a eficiência energética). Ele também tem um processador de sinal digital (DSP) Hexagon 690 que conta com acelerador de tensor dedicado para cálculos matemáticos multidimensionais e funções não-lineares para aplicações de inteligência artificial. Juntos, o trio CPU, GPU e DSP são capazes de atingir até 7 trilhões de operações por segundo (3x mais que a geração anterior).

Já o processador de sinal de imagem (ISP) Spectra 380 gasta até 4x menos bateria. É possível, por exemplo, gravar vídeos em 4K HDR10+ a 60qps com o fundo sendo desfocado em tempo real — impressionante, não? Fotos agora podem ser salvas no formato HEIF4High efficiency image file format, ou formato de arquivo de imagem de alta eficiência. (também utilizado pela Apple desde a chegada do iOS 11), ocupando menos espaço e mantendo a qualidade. O sensor 3D Sonic, que comentamos acima, conta com tecnologia ultrassônica — o que significa que, na teoria, mesmo se a pessoa estiver com o dedo molhado/engordurado, será possível fazer o reconhecimento da digital sem nenhum problema.

Para completar essa cartilha de especificações, o chip suporta até 16GB de RAM5Random access memory, ou memória de acesso aleatório. LPDDR4x de 2.133MHz, Bluetooth 5.0, USB-C 3.1, recarga rápida Quick Charge 4+ (15 minutos de carga dão até 50% de bateria) e mais! O Snapdragon 855 deverá começar a pintar em smartphones já no primeiro semestre de 2019 — Samsung e OnePlus, por exemplo, já disseram que vão utilizá-lo.

via Tecnoblog, The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 2
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.
  • 3
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 4
    High efficiency image file format, ou formato de arquivo de imagem de alta eficiência.
  • 5
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Curta filmado com iPhone ganha o Turner Prize deste ano

Próx. Post

Skype ganha transcrição de chamadas em tempo real; Outcast, Linea Sketch e YouTube também são atualizados

Posts Relacionados