Há alguns meses, comentamos aqui uma notícia de que a indústria fonográfica (com o Apple Music no bolo) perdia cerca de US$2,65 bilhões anualmente com o uso de plataformas de streaming em estabelecimentos comerciais — como bem se sabe, afinal, as licenças dos serviços como Spotify e companhia são apenas para uso pessoal; bares, restaurantes, lojas e quaisquer outros espaços comerciais precisam de plataformas específicas se quiserem oferecer músicas aos seus clientes sem infringir a lei.
Nos comentários, uma questão surgiu: que plataformas são essas? Onde eles existem? Como contratá-los? No próprio post nós linkamos o site de uma delas, a Soundtrack Your Brand, mas parece que uma jogadora muito maior pode estar querendo entrar também nesse jogo — ninguém menos que a própria Apple.
A evidência para tal jogada está no registro recente da marca “Apple Music for Business”, publicado pelo U.S. Patent and Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos). A marca está registrada sob duas “classes” do catálogo do órgão.
A primeira delas é a 038, que se refere a “difusão e transmissão de conteúdos de música, áudio, vídeo ou multimídia por meio de rádio, televisão, internet ou satélite para usos comerciais”. A segunda é a classe 041, que cobre sob termos mais gerais a produção e reprodução de conteúdos protegidos por direitos autorais em estabelecimentos comerciais. Como indicam os documentos, o registro da Maçã parece já ter sido feito anteriormente em outros países, como a Jamaica — ou seja, se a Apple realmente está trabalhando numa plataforma do tipo, é bem provável que sua intenção seja levá-la o quanto antes a vários países.
Obviamente, as perspectivas ainda são incertas, mas o lançamento de um Apple Music especial para estabelecimentos comerciais daria à Maçã uma vantagem considerável sobre seu maior concorrente: o Spotify (assim como todos os outros serviços de streaming populares) não oferece uma opção do tipo; se a Apple conseguir aplicar num serviço assim sua característica simplicidade e facilidade de uso, poderá ter um hit em mãos.
Até que a Apple anuncie algo nesse sentido, entretanto, ficaremos aguardando — o registro pode ser apenas uma precaução, sem que planos reais estejam rolando por Cupertino. Veremos.
via AppleInsider