O melhor pedaço da Maçã.
ECG no Apple Watch Series 4

watchOS 5.1.2 é lançado para donos de Apple Watches, trazendo ECG nos Estados Unidos

O iOS 12.1.1, o macOS Mojave 10.14.2 e o tvOS 12.1.1 já tinham saído ontem, mas ainda faltava o watchOS 5.1.2. Não mais: ele acaba de ser liberado oficialmente para todos os donos de Apple Watches compatíveis, em sua compilação 16S46.

Publicidade

ECG no pulso

ECG no Apple Watch Series 4

Essa versão vem com uma grande novidade: trata-se do recurso de eletrocardiograma (ECG), que, inicialmente, está disponível apenas nos EUA (mas você pode testar alterando a região do seu Apple Watch para tal país caso tenha comprado seu Apple Watch no país). Em breve, publicaremos um vídeo de demonstração aqui no MacMagazine.

Trata-se, segundo a Apple, do primeiro produto direto ao consumidor que permite aos clientes realizar um eletrocardiograma pelo pulso, capturando o ritmo cardíaco num momento em que experimentam sintomas como batimentos acelerados ou saltados, ajudando a fornecer dados críticos aos médicos.

ECG no Apple Watch Series 4

O recurso de notificação de ritmo irregular do Apple Watch (que funciona a partir do Series 1, é bom notar) agora também pode ocasionalmente verificar os ritmos cardíacos em segundo plano e enviar uma notificação se um ritmo cardíaco irregular, que se pareça com fibrilação atrial (AFib), for identificado. Tal recurso é fruto de um trabalho da Apple com a Food and Drug Administration (FDA) por vários anos, a fim de receber a classificação “De Novo” para o aplicativo de ECG e para a notificação de ritmo cardíaco irregular.

ECG no Apple Watch Series 4

A Apple destacou ainda que, quando não tratada, a AFib é uma das principais condições que podem resultar em derrame, a segunda causa mais comum de morte em todo o mundo. O Centros de Controle e Prevenção de Doenças estima que o AFib pode afetar até 2% da população mais jovem e 9% daqueles com 65 anos ou mais nos EUA.

Publicidade

Jeff Willians, diretor de operações da Apple, deu a seguinte declaração:

O Apple Watch tem ajudado tantas pessoas ao redor do mundo e nos sentimos humildes por nos tornar uma parte tão importante da vida de nossos clientes. Com o lançamento desses recursos, o Apple Watch dá o próximo passo para capacitar as pessoas com mais informações sobre sua saúde.

Dr. Sumbul Desai, vice-presidente de saúde da Apple, também comentou a chegada do recurso:

Estamos confiantes na capacidade desses recursos para ajudar os usuários a ter conversas mais informadas com seus médicos. Com o aplicativo ECG e o recurso de notificação de ritmo irregular, os clientes agora podem entender melhor os aspectos de sua saúde cardíaca de uma maneira mais significativa.

Como funciona

Novos eletrodos embutidos na parte traseira do relógio e na Digital Crown do Apple Watch Series 4 funcionam em conjunto ao aplicativo ECG para permitir que seja realizado um eletrocardiograma semelhante a uma leitura de um único eletrodo.

Publicidade

Para fazer uma gravação ECG a qualquer momento ou após uma notificação de ritmo irregular, basta abrir o app ECG no Apple Watch Series 4 e colocar o dedo na Digital Crown. Quando o usuário tocar ali, o circuito é completado e os sinais elétricos no coração são medidos. Após 30 segundos, o ritmo cardíaco é classificado como AFib, ritmo sinusal ou inconclusivo.

ECG no Apple Watch Series 4

Todas as gravações, suas classificações associadas e quaisquer sintomas observados são armazenados com segurança no aplicativo Saúde (Health), do iPhone. E compartilhar essas informações com o seu médico é algo muito simples, bastando gerar um PDF.

Outras novidades

App Walkie-Talkie na Central de Controle do watchOS 5.1.2

A nova versão do sistema traz também algumas novas complicações e um novo atalho para ligar ou desligar o Walkie-Talkie pela Central de Controle.

Eis o changelog completo oficial:

Esta atualização inclui novos recursos, melhorias e correções de erros:

  • Novo app ECG no Apple Watch Series 4 (apenas nos EUA e territórios dos EUA)
    – Permite realizar um eletrocardiograma similar a um eletrocardiograma de apenas um sensor;
    – Pode indicar se o seu ritmo cardíaco mostra sinais de fibrilação atrial — uma forma grave de ritmo cardíaco irregular — ou ritmo sinusal, o que significa que o seu coração está batendo em um padrão normal;
    – Salva a forma de onda do eletrocardiograma, sua classificação e quaisquer sintomas observados em um arquivo PDF no app Saúde no iPhone para compartilhar com seu médico.
  • Adiciona a capacidade de receber um alerta se um ritmo cardíaco irregular que possa ser fibrilação atrial for detectado (apenas nos EUA e territórios dos EUA)
  • Permite acesso direto a ingressos de cinema, cupons e cartões de fidelidade no app Wallet ao tocar em um leitor de proximidade
  • Receba notificações e comemorações animadas ao atingir o máximo diário de pontos durante uma competição de Atividade
  • Novas complicações de Infográfico para os apps Mail, Mapas, Mensagens, Buscar Amigos, Casa, News, Telefone e Remote
  • Gerencie a sua disponibilidade para Walkie-Talkie na Central de Controle

Como atualizar

Atualizando o Apple Watch

Para atualizar o relógio, basta abrir o app Watch no iPhone e ir em Geral » Atualização de Software. Mas só faça isso quando tiver um bom tempo de sobra, já que costuma demorar; você também precisará colocá-lo na sua base de recarga enquanto o update é instalado.

Aos que forem atualizando, comentem suas impressões abaixo! 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft Edge será renovado com engine do Chrome e chegará ao macOS

Próx. Post

Apple divulga novos vídeos com histórias “salva-vidas” do Watch

Posts Relacionados