O melhor pedaço da Maçã.

Apple ignora própria regra e continua aprovando apps sem suporte à tela do iPhone X/XS

Alguns apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8″ dos iPhones X/XS
Apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8" dos iPhones X/XS

O iPhone X foi lançado pela Apple em setembro de 2017; a pré-venda dele começou no fim de outubro e o aparelho finalmente chegou ao mercado pouco tempo depois, no começo de novembro do ano passado.

Publicidade

O aparelho marcou a chegada de uma nova fase na linha de smartphones da Apple, com uma tela OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. de 5,8 polegadas, sem botão de Início — e, por isso, com margens/bordas até então nunca antes vistas num iPhone.

É claro que uma mudanças dessa requer que todo um ecossistema (não apenas da Apple, mas de desenvolvedores terceiros) seja refeito, para se adaptar ao novo tamanho de tela e aos novos gestos que foram implementados a fim de substituir toda a interação que a gente tinha com o botão físico. Isso, obviamente, não acontece do dia para a noite. No caso específico da nova tela de 5,8″, a Apple deu um prazo bastante longo para que todas as empresas e desenvolvedores se adaptassem.

A Apple estipulou que, a partir de abril deste ano, todos os novos apps projetados para o iPhone (mesmo aqueles que são universais) deveriam ter suporte à tela Super Retina HD do iPhone X. Ou seja, seria necessário suportar a resolução de 1125×2436 pixels para a orientação vertical e de 2436×1125 pixels para a horizontal, além de precisar respeitar as áreas seguras e os layouts adaptativos.

Publicidade

No meio do ano, em julho, a regra passou a valer também para atualizações de apps já existentes. Ou seja, na teoria, hoje não deveríamos mais ter aplicativos na App Store sendo atualizados sem suporte à tela do iPhone X (que, por sinal, é a mesma do iPhone XS). Mas a teoria é bem diferente da prática…

Ainda existem muitos aplicativos que não oferecem suporte à tela de 5,8″ dos iPhones X e XS — que dirá, então, à dos iPhones XS Max e XR, que contam com telas de 6,5″ e 6,1″, respectivamente. Não é preciso fazer muito esforço para encontrá-los. Aqui no meu aparelho, por exemplo, eu tenho alguns — veja só:

Apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8" dos iPhones X/XS
Alguns apps disponíveis na App Store que não oferecem suporte à tela de 5,8″ dos iPhones X/XS

É claro que muitos estão abandonados e nunca mais receberam atualizações. Nesse caso, a Apple não tem culpa já que ainda não resolveu promover uma limpa na loja; ela apenas afirmou que não mais aceitaria atualizações ou aprovaria novos apps que não fossem preparados para as telas de 5,8″. Mas o que falar de aplicativos como OLX (ultima atualização em 6 de dezembro), Minha Claro (12 de novembro), Oktoplus (28 de novembro), O Globo Notícias (5 de novembro) e muitos outros que foram atualizados depois de julho e continuam sem oferecer suporte ao iPhone X?

Publicidade

Muitos desses aplicativos inclusive são promovidos pela Apple na App Store, o que não faz o menor sentido. Exemplo: numa lista “Presentes de última hora”, a Apple destaca o OLX; ja no editorial “Ler faz bem”, ela indica o app VEJA que está há mais de dois anos sem receber atualização e que, é claro, não conta com suporte aos últimos aparelhos — a experiência de usar um app assim é simplesmente horrível e vai contra tudo o que a Apple prega.

Nós questionamos Phil Schiller, chefão de marketing mundial da Apple e responsável pela App Store no Twitter, mas não obtivemos resposta.

Publicidade

Olá, @pschiller, a Apple esqueceu dessa exigência de julho [https://developer.apple.com/news/?id=05072018a]? Eu ainda estou vendo alguns apps que estão sendo atualizados sem suporte à tela Super Retina do iPhone X.

É claro que não estamos falando de um problema gravíssimo, que coloca o usuário em risco ou algo do tipo. Não, estamos longe desse cenário. Mas é curioso ver como a Apple faz “vista grossa” para muita coisa que, no fim das contas, prejudicaria desenvolvedores e deixaria a sua loja mais pobre. Por outro lado, é inegável que, se a Apple seguisse a regra estipulada, teríamos hoje uma loja oferecendo uma experiência muito mais bacana para donos de novos iPhones.

Fica o nosso puxão de orelha tanto à Apple, por ignorar a sua própria regra, quanto aos desenvolvedores que até hoje não atualizaram seus apps para as novas telas.

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tribunal chinês aceita pedido da Qualcomm para banir certos iPhones [atualizado 4x]

Próx. Post

App criado por brasileiros ajuda casais a definirem metas e se (re)conhecerem

Posts Relacionados