O melhor pedaço da Maçã.

Mesmo com restrição da Apple, Unity Technologies atualiza seu ambiente de desenvolvimento de jogos com suporte ao iPad

A Unity Technologies lançou hoje uma nova versão do seu ambiente de desenvolvimento de jogos para iPhone OS, suportando a criação de projetos para o iPad. O update 1.7 para o aplicativo oferece suporte ao iPad Simulator para testes em Macs e suporta a criação de jogos “universais”, que se comportam adequadamente em iPhones, iPods touch ou na tablet da Apple.

Publicidade

Para a criação de títulos para a App Store com o firmware 3.x, o uso do Unity ainda é permitido e não está sendo barrado pela Apple, mas o problema dessa solução está no iPhone OS 4, anunciado pela empresa no início do mês. Se a restrição a ferramentas intermediárias imposta por ela já era ruim para a Adobe com o (recém-anunciado) Flash Professional CS5, as coisas serão ainda piores para quem mantém há bastante tempo na loja títulos feitos com o Unity.

No anúncio do Unity 1.7, seus criadores não quiseram comentar o caso em detalhes, mas se mostraram confiantes com suas relações junto à firma de Cupertino. “Nós temos um diálogo saudável com a Apple em andamento e aparenta estar claro que bloquear o Unity não é uma intenção dela”, disse a empresa ao The Loop. Ela promete que continuará seus esforços em aprimorar suas ferramentas com base nos termos do iPhone SDK, mas a recente iniciativa da Maçã deixa o futuro delas bastante incerto.

A Unity Technologies tem se esforçado na tarefa de fornecer mais recursos para facilitar a criação de jogos com um visual atraente para múltiplos aparelhos, então seria uma pena não contar com suas possibilidades a partir do iPhone OS 4. Na terceira grande geração do seu ambiente de desenvolvimento, várias produtoras poderão tirar proveito de uma série de benefícios técnicos que são difíceis de atingir sem muitos recursos financeiros, algo que continua a refletir a situação de muitos independentes na App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mail do iPhone OS 4.0 ganha recurso para arquivar mensagens do Gmail

Próx. Post

Protótipo de iPhone 4G vira render 3D com diversas opções de cores

Posts Relacionados