Podemos afirmar que 2018 não foi exatamente o ano mais positivo para o Facebook. Em meio a tantos escândalos como o vazamento de dados envolvendo a empresa britânica Cambridge Analytica e outros diversos problemas de privacidade, agora a rede social foi alvo de mais uma polêmica — e, de novo, com o nome da Apple no meio.
Desta vez, o New York Times divulgou um relatório sobre como o Facebook deu a algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo acesso a dados pessoais dos seus clientes, segundo informações obtidas de registros internos e entrevistas com pessoas familiarizadas com o “esquema” da plataforma de Mark Zuckerberg.
Como apontado no relatório, os possíveis acordos foram feitos com Microsoft, Netflix, Spotify e Amazon para, supostamente, “beneficiar os dois lados” ao gerar mais crescimento para o Facebook e dando às companhias acesso a recursos para “tornar suas plataformas mais atraentes”.
Mais especificamente, o Facebook é acusado de revelar os nomes de amigos dos usuários da plataforma com o mecanismo de busca Bing (da Microsoft) sem consentimento. Além disso, Netflix e Spotify podem ter tido acesso a mensagens privadas de clientes do Facebook.
A lista não para por aí: enquanto o Yahoo (aparentemente) pôde visualizar postagens que não estavam disponíveis publicamente, a Amazon pode ter coletado, através da lista de amigos de um usuário, nomes e informações de contato dessas pessoas.
Quanto à Apple, o NYT alegou que o Facebook permitia que os dispositivos da companhia “inibissem” indicadores de solicitações de dados do usuário (como localização, contatos, calendário, etc.). Além das solicitações, em alguns casos esses dados eram acessados e coletados mesmo com usuários desativando o compartilhamento dessas informações pelo app do Facebook.
Essa não é a primeira vez que o jornal americano alerta usuários dessa prática ilegal do Facebook envolvendo a Apple; em junho passado, o veículo analisou o compartilhamento de dados de usuários da rede social com a Maçã, a Samsung e outras fabricantes de smartphones.
Em resposta às novas acusações, a Apple afirmou que “desconhece o acesso especial” que o Facebook concedia aos seus dispositivos, acrescentando que os dados coletados permanecem no dispositivo dos usuários e não são disponibilizados para outras empresas.
Ademais, a Netflix informou pelo Twitter que “nunca pediu, nem acessou mensagens particulares de ninguém”.
Netflix never asked for, or accessed, anyone's private messages. We're not the type to slide into your DMs.
— Netflix (@netflix) December 19, 2018
A Netflix nunca pediu, ou acessou, mensagens particulares de ninguém. Nós não somos do tipo que invade suas DMs.
Outras empresas mencionadas no relatório também negaram tal “parceria” com o Facebook e consequente violação da privacidade dos usuários.
via 9to5Mac