A Apple anunciou hoje que John Giannandrea (um ex-Googler que se mudou para Cupertino em abril de 2018) foi promovido e agora ocupa a cadeira de vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégias de inteligência artificial.
Antes mesmo dessa promoção, Giannandrea já respondia diretamente a Tim Cook e era chefe de aprendizado de máquina e inteligência artificial, supervisionando a implantação dessas tecnologias em todos os produtos e serviços da Apple. Ele também é responsável pelo desenvolvimento do Core ML e da Siri.
O foco da sua equipe no avanço e na integração do aprendizado de máquina nos produtos, segundo o comunicado para a imprensa, está proporcionando interações mais pessoais, inteligentes e naturais para os clientes, ao mesmo tempo em que protege a privacidade dos usuários.
Eis a declaração do CEO da Apple sobre o executivo:
John mergulhou de cabeça na Apple e estamos contentes em tê-lo como parte de nosso time executivo. O aprendizado de máquina e a inteligência artificial são importantes para o futuro da Apple, pois estão fundamentalmente mudando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia e ajudando nossos clientes a terem uma vida melhor. Temos a sorte de ter John, um líder na indústria de IA, que impulsiona nossos esforços nessa área crítica.
Ainda segundo a Apple, a equipe de Giannandrea também está ajudando a aprimorar a experiência de desenvolvedores com ferramentas, incluindo o Core ML e o Create ML, facilitando e agilizando a integração do aprendizado de máquina em aplicativos.
Fica clara, assim, a relevância da área atualmente na Apple e a importância do recém-chegado executivo para os planos de Cook.