O melhor pedaço da Maçã.

O que é RTT e como ativá-lo no iPhone/Mac para transcrever chamadas telefônicas

RTT no iOS

Você já ouviu falar em RTT? Real-time text, ou texto em tempo real, é um recurso oferecido por certas operadoras telefônicas que permite o estabelecimento de comunicação por texto em meio a uma chamada telefônica — ou seja, você paga a tarifa normal da ligação, mas pode entrar em contato com alguém digitando em vez de falar, o que é muito útil especialmente para pessoas com deficiências.

Publicidade

Já há algum tempo (desde o iOS 10, mais precisamente), o iPhone traz suporte nativo ao recurso; o macOS Mojave 10.14.2 também adotou suporte ao protocolo para chamadas redirecionadas de iPhones. A configuração da ferramenta é simples, mas fica o aviso: por enquanto, ela funciona apenas com operadoras selecionadas dos Estados Unidos ou do Canadá; só é possível ativá-la caso seus dispositivos estejam configurados para uma dessas regiões. Você pode, portanto, guardar essa dica para o futuro ou utilizá-la quando estiver em um desses países.

No iPhone

  1. Vá em Ajustes » Geral » Acessibilidade » RTT/TTY.
  2. Ligue o recurso “Software RTT/TTY”.
  3. Toque em “Relay Number” e digite o número de redirecionamento de chamadas RTT do país (711, nos EUA).
  4. Para realizar uma chamada, toque no número do contato desejado pelo app Telefone e selecione “RTT/TTY Call” ou “RTT/TTY Relay Call”.
  5. Espere a ligação ser conectada e toque em “RTT”. A partir daí, você pode trocar mensagens com a pessoa do outro lado da linha; o teclado exibirá mensagens sugeridas como “GA” (go ahead; vá em frente) ou “SK” (pronto para desligar).

Você pode ainda iniciar uma chamada normalmente e tocar no botão “Use RTT”, à direita do botão de desligar. Em ambos os casos, você pode ligar ou desligar o microfone no canto superior direito da tela para ativar ou desativar o áudio da chamada — caso ele esteja ligado, você pode se comunicar por voz simultaneamente com o texto.

No Mac

  1. No seu iPhone, vá em Ajustes » Telefone » Outros Dispositivos e adicione o seu Mac como um dos dispositivos autorizados para realizar chamadas.
  2. No Mac, vá em Preferências do Sistema » Acessibilidade e clique na opção RTT.
  3. Selecione a opção “Enable RTT” e, opcionalmente, “Send Immediately” caso queira que a mensagem seja enviada instantaneamente enquanto você digita. Entre o número de redirecionamento de chamadas RTT (711, nos EUA).
  4. Faça suas chamadas pelo app Contatos (clicando no ícone com um telefone sobrepondo um teclado no contato desejado) ou pelo FaceTime (clicando no botão de chamada de áudio do contato desejado e selecionando a opção “RTT Call” ou “RTT Relay Call” no menu contextual).

Da mesma forma que no iOS, você pode conversar digitando suas mensagens e pressionando a tecla Enter e ativar ou desativar o microfone para ter ou não o áudio concomitante à conversa por texto. Para responder uma chamada via RTT, basta clicar no seu ícone correspondente.

Publicidade

·   •   ·

Bacana, não? Deixem suas dúvidas e comentários logo abaixo!

dica do Anderson Silva

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logo será possível presentear alguém com compras internas de apps

Próx. Post

Usuários reclamam de ponto branco aparecendo nas telas de iPads Pro “antigos”

Posts Relacionados