Eis aqui um prato cheio para qualquer profissional ou entusiasta do mundo do design: uma conversa entre dois dos nomes mais influentes do ramo no mundo, na qual os profissionais falam sobre seus principais trabalhos, influências, perspectivas para o futuro e muito mais. Parece incrível, não? Pois foi justamente o que fez a revista AXIS com ninguém menos que Jony Ive e o designer japonês Naoto Fukasawa.
Os dois designers têm uma história em conjunto: em 1996, eles colaboraram na criação do Twentieth Anniversary Macintosh, uma edição especial do Mac feita para comemorar os 20 anos da Apple — com uma etiqueta de módicos US$7.500, ele obviamente não vendeu quase nada, mas tornou-se objeto de influência para toda a geração seguinte de computadores tudo-em-um.
Outro ponto de interseção nas carreiras de Ive e Fukasawa está no Apple Park: o megalomaníaco campus da Apple tem milhões de cadeiras Hiroshima, projetadas pelo designer japonês em 2010, nas suas áreas comuns e no café do seu Centro de Visitantes. As icônicas peças de mobiliário também estão presentes nas Boardrooms, as salas de reunião de várias das lojas mais recentes da Maçã — que, como bem se sabe, têm seu design comandado justamente por Ive.

Falando em Apple Park, Ive explicou ao colega um pouco mais sobre a filosofia do campus. Segundo ele, a ideia de criar um espaço primordialmente horizontal veio para conectar pessoas com outras pessoas e o espaço exterior (método também adotado nas novas Apple Stores, aliás). Como vários dos espaços da “nave espacial” são repetidos num padrão ao longo do círculo, a equipe de design da Apple conseguiu construir protótipos em tempo real para “sentir” o que estava criando antes de transmitir as ideias para a Foster + Partners, o escritório de arquitetura responsável pelo projeto.
Fukasawa, por sua vez, comentou o impacto da Apple no mundo do design em geral e nos padrões estritos estabelecidos pela Maçã:
Eu não acho que o papel do designer em si tenha mudado muito. Mas vocês mudaram os padrões. Por exemplo, antes nosso padrão de precisão estava num raio de 0,3mm, mas vocês mudaram para 0mm. E agora nós temos que seguir o que vocês fizeram.
Ou seja, a relação é quase de uma “competição saudável” em que todos tentam avançar um pouco mais e os outros têm de se adequar. O que é curioso, considerando que uma criação anterior de Fukasawa é um dos itens com maior significado para Ive e sua equipe de design: o CD Player de parede criado pelo designer para a MUJI nos anos 1990.
Ive compartilhou as seguintes palavras sobre o objeto:
O CD Player de parede de Naoto para a MUJI foi um produto muito ressonante e significante para muita gente, incluindo nós enquanto equipe de design. Era uma coisa curiosa porque era uma celebração da mídia em si (o CD).
A conversa completa entre Ive e Fukasawa estará disponível na edição de fevereiro de 2019 da AXIS, em japonês e versão traduzida para o inglês. Bacana, não?
via 9to5Mac