Ah, o Natal… período em que toda fabricante, loja e revendedora deposita suas últimas esperanças para ganhar uns trocados extras ou salvar um período não tão bom assim em termos de venda. Como 2018 parece não ter sido o melhor dos anos para a Apple, a empresa certamente estava aguardando com olhos atentos o desempenho dos seus produtos nas festas de fim de ano… e, pelo visto, a espera guardou bons resultados.
A firma de análise Localytics fez um levantamento das ativações de novos dispositivos no mundo na semana do Natal, comparando os números de cada modelo com a média das três semanas anteriores para determinar quais produtos tiveram um salto maior nas suas ativações (e, portanto, vendas) no período natalino. Para a satisfação de muita gente em Cupertino, os dispositivos da Maçã ocuparam todo o Top 5, com os iPads reinando absolutos na métrica:
O iPad de sexta geração foi o que mais se beneficiou com o Papai Noel, com um salto de 219% nas ativações no período natalino. Ele foi seguido pelo iPad Pro de 11 polegadas (+125%), pelo — quase moribundo, é bom lembrar — iPad mini 4 (+108%), pelo novo iPad Pro de 12,9 polegadas (+99%) e, por fim, pelo iPhone XR (+88%).
A Localytics lembrou que o salto nas ativações de iPads pode ser atribuído principalmente a promoções oferecidas por grandes varejistas americanas, como a Amazon, a Target e o Walmart. Já em relação ao iPhone XR, a firma notou que o aumento de ativações do dispositivo no período natalino é o maior apresentado por um modelo de iPhone nos últimos anos — o segundo lugar na métrica fica com o iPhone 6s, lá em 2015, com um salto de 52%. Em 2018, os iPhones XS e XS Max viram suas ativações crescerem 49% e 36% na semana do Natal, respectivamente.
Em relação a fatias de mercado, o salto do iPhone XR no período do Natal fez com que ele avançasse algumas casas; agora, o aparelho tem 1,83% da base de iPhones ativos no mundo. Para efeito de comparação, o iPhone XS tem 2,33%, o XS Max tem 3,15% e o iPhone 7 continua sendo o maioral entre seus irmãos, com um share de 15,91%.
E você, contribuiu para os números acima? Se ganhou ou comprou algum gadget da Maçã no Natal, deixe seu relato logo abaixo.