O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Porta USB-C dos novos MacBooks

Novo certificado para acessórios USB-C protegerá dispositivos equipados com o conector

Estamos ficando velhos: lá se vão dois anos e meio desde que eu escrevi esse texto falando sobre a desordem no mundo dos acessórios USB-C, que expunha MacBooks (até então, os únicos produtos da Apple dotados do conector) e outros aparelhos a todos os tipos de problemas, como invasões ou sobrecargas.

Publicidade

De lá para cá, não muita coisa mudou — só mesmo a linha da Maçã que recebeu vários outros produtos equipados com portas USB-C, entre MacBooks Pro e Air, e os novos iPads Pro. O mundo dos acessórios e cabos com base no protocolo continua um território perigoso, mas isso pode estar para mudar graças a um novo tipo de certificado.

O USB Implementers Forum (organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver e implementar os padrões relacionados ao protocolo USB) anunciou hoje um novo tipo de certificado entre dispositivos USB-C que promete proteger aparelhos como smartphones, tablets e computadores por meio de uma autenticação criptografada que, basicamente, mostrará ao receptor que aquele acessório é seguro.

Mais precisamente, a autenticação acontece no exato momento em que um cabo ou acessório USB-C é conectado no aparelho, antes que qualquer comunicação seja estabelecida; dessa forma, quaisquer agentes maliciosos que possam ser transferidos pela conexão são bloqueados.

Publicidade

O certificado também cuida das questões de energia: se o cabo ou carregador USB-C está fornecendo energia a uma potência instável ou diferente daquela suportada pelo aparelho, a transferência também é bloqueada.

A autenticação já está disponível para ser aplicada em produtos e dispositivos; por enquanto, ela tem implementação opcional, portanto, apenas fabricantes interessadas o implementarão em seus produtos. Fica a torcida para que ele seja adotado amplamente, afinal não há nada pior do que expor seus gadgets caríssimos às intempéries de um acessório malicioso.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Calendarium

Promoções do dia na App Store: Calendarium, Pocket Anatomy, SimCity 4 Deluxe Edition e mais!

Próximo Artigo
Preços de iPhones

Tim Cook reconhece vendas baixas de iPhones em carta para investidores

Posts Relacionados