Vira e mexe as diretrizes e políticas de banimento da App Store voltam aos holofotes por suas regras às vezes consideradas inconsistentes e/ou muito rigorosas. Hoje temos mais um desses casos, estrelando a desenvolvedora de jogos Rusty Lake.
Caso vocês não sejam familiares, a Rusty Lake é responsável por uma série de puzzles bastante elogiados e presentes em várias plataformas, como iOS, Android e Steam. Os títulos todos se passam no mesmo universo e são fortemente guiados por histórias criadas pela própria Rusty Lake — ou seja, todos têm uma estética parecida e lógica de jogo similar, mas com objetivos e enredos bastante distintos.
Alguns dos jogos mais populares da desenvolvedora incluem Rusty Lake Paradise e Cube Escape, mas ninguém pode baixar as suas versões para iOS no momento. Isso porque a Apple removeu todos os jogos da App Store sem aviso prévio, apenas informando que os títulos seriam “spam” por “parecerem idênticos”.
A Rusty Lake foi ao Twitter atualizar seus usuários e seguidores sobre o caso. Segundo a desenvolvedora, espera-se que a retirada tenha sido fruto de algum erro do algoritmo da App Store e não uma ação humana — o que deixaria a restauração dos jogos mais fácil.
To all who can't find our games in Apple's Appstore. Unfortunately all our games are removed from @AppStoreGames due spam and looking identical. We really hope this automatic generated removal and we are back online soon… https://t.co/ode4HCumBW
— Rusty Lake 🚣♂️ (@rustylakecom) 3 de janeiro de 2019
A todos que não estão conseguindo achar nossos jogos na App Store: infelizmente eles foram removidos da loja por parecerem spam e serem idênticos. Nós esperamos que essa seja uma remoção gerada automaticamente e que estejamos de volta ao ar em breve.
A desenvolvedora já entrou em contato com a Apple, mas o caso levanta uma série de suspeitas: se essa remoção é fruto de uma inspeção automatizada, como suspeita a Rusty Lake, não seria o caso de a Maçã atualizar essas tecnologias para que elas não prejudiquem estúdios honestos, com jogos de qualidade? Afinal, a App Store é uma das maiores fontes de lucro para qualquer desenvolvedor de múltiplas plataformas; meros dias de banimento da loja já representam um abalo para as finanças de qualquer um.
Além disso, como apontou o Cult of Mac, as políticas da App Store parecem não ser consistentes: enquanto os títulos genuínos da Rusty Lake são removidos, a loja continua lotada de cópias descaradas de jogos populares como Fortnite, Angry Birds e Candy Crush, destinadas somente para tirar dinheiro dos usuários, sem respeitar qualquer pingo de propriedade intelectual. Ou seja, algo precisa mudar nessa lógica toda.