O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Jogos da Rusty Lake são removidos da App Store por serem “muito parecidos”

Jogo Rusty Lake Paradise
Rusty Lake Paradise

Vira e mexe as diretrizes e políticas de banimento da App Store voltam aos holofotes por suas regras às vezes consideradas inconsistentes e/ou muito rigorosas. Hoje temos mais um desses casos, estrelando a desenvolvedora de jogos Rusty Lake.

Publicidade

Caso vocês não sejam familiares, a Rusty Lake é responsável por uma série de puzzles bastante elogiados e presentes em várias plataformas, como iOS, Android e Steam. Os títulos todos se passam no mesmo universo e são fortemente guiados por histórias criadas pela própria Rusty Lake — ou seja, todos têm uma estética parecida e lógica de jogo similar, mas com objetivos e enredos bastante distintos.

Jogo Rusty Lake Paradise
Jogo Rusty Lake Paradise

Alguns dos jogos mais populares da desenvolvedora incluem Rusty Lake Paradise e Cube Escape, mas ninguém pode baixar as suas versões para iOS no momento. Isso porque a Apple removeu todos os jogos da App Store sem aviso prévio, apenas informando que os títulos seriam “spam” por “parecerem idênticos”.

A Rusty Lake foi ao Twitter atualizar seus usuários e seguidores sobre o caso. Segundo a desenvolvedora, espera-se que a retirada tenha sido fruto de algum erro do algoritmo da App Store e não uma ação humana — o que deixaria a restauração dos jogos mais fácil.

Publicidade

A todos que não estão conseguindo achar nossos jogos na App Store: infelizmente eles foram removidos da loja por parecerem spam e serem idênticos. Nós esperamos que essa seja uma remoção gerada automaticamente e que estejamos de volta ao ar em breve.

A desenvolvedora já entrou em contato com a Apple, mas o caso levanta uma série de suspeitas: se essa remoção é fruto de uma inspeção automatizada, como suspeita a Rusty Lake, não seria o caso de a Maçã atualizar essas tecnologias para que elas não prejudiquem estúdios honestos, com jogos de qualidade? Afinal, a App Store é uma das maiores fontes de lucro para qualquer desenvolvedor de múltiplas plataformas; meros dias de banimento da loja já representam um abalo para as finanças de qualquer um.

Além disso, como apontou o Cult of Mac, as políticas da App Store parecem não ser consistentes: enquanto os títulos genuínos da Rusty Lake são removidos, a loja continua lotada de cópias descaradas de jogos populares como Fortnite, Angry Birds e Candy Crush, destinadas somente para tirar dinheiro dos usuários, sem respeitar qualquer pingo de propriedade intelectual. Ou seja, algo precisa mudar nessa lógica toda.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AAPL em 3 de janeiro de 2019

Apple perde 10% do seu valor de mercado após confirmar vendas fracas de iPhones

Próximo Artigo
Capa do podcast #307

MacMagazine no Ar #307: vendas baixas de iPhones, Visual Voicemail na Claro, Netflix no iOS e mais!

Posts Relacionados