Há pouco mais de duas semanas, um executivo da Apple respondeu um email sobre a polêmica dos iPads Pro entortados e prometeu que a empresa emitiria um comunicado oficial para a imprensa. Tardou, mas chegou — em forma de um artigo de suporte publicado no seu site.
O texto, bem objetivo, basicamente repete o que já havia sido dito: que a nova carcaça dos tablets, com cantos retangulares, é construída com uma rigidez ainda maior que a de gerações anteriores e que a Apple estabelece um limite máximo de 400 micros (isto é, 0,4mm — menos do que quatro folhas de papel, segundo ela) de variação aceitável na sua estrutura.
Mas há duas informações importantes no novo artigo. Primeiro, a Apple dá a entender que esse problema de modelos entortados afetaria somente (ou em maior escala) as versões com conectividade celular, devido à presença de listras de antenas adicionais na carcaça do iPad Pro — as quais, obviamente, requerem “recortes” no seu monobloco de alumínio.
Independentemente se isso procede ou não, o que realmente interessa ao consumidor está ali no final. Em tradução direta nossa:
Se você acredita que tem um problema com a carcaça do seu iPad Pro
Se você acredita que seu novo iPad Pro não atende às especificações descritas nesse artigo, por favor contate o Suporte da Apple. A Apple oferece uma política de devolução de 14 dias para produtos comprados diretamente pela Apple. A Apple também provê uma garantia de até um ano em nossos produtos e cobrirá danos ocorridos devido a defeitos em materiais ou mão de obra.
Em outras palavras, ela está confirmando que trocará unidades entortadas além do seu limite de 400 micros. O que não é mais do que a sua obrigação, não importa se o produto em questão custa US$100 ou US$1.000.
Se essa polêmica já não estava afetando as vendas dos iPads Pro, agora eu imagino que todos possam ficar bem tranquilos em relação ao problema.
via 9to5Mac