O melhor pedaço da Maçã.
Projeto desenhado para desenvolvimento de app

Apple volta ao Top 10 de empresas com mais patentes registradas em 2018

Registrar uma quantidade enorme de patentes não necessariamente torna uma empresa mais inovadora que suas concorrentes, mas é, ao menos, um sinal de que o departamento de pesquisa e desenvolvimento está trabalhando em busca de novas ideias, soluções e tecnologias.

Publicidade

Embora a Apple não seja a empresa que mais registre patentes no mundo, ela constantemente está entre as mais prolíficas nesse sentido. Ao longo de 2018, a gigante de Cupertino voltou a figurar entre as dez companhias que mais têm patentes registradas depois de passar o ano anterior um pouco abaixo no ranking.

A firma de pesquisa de patentes IFI Claims liberou seu estudo sobre empresas que mais registraram patentes na indústria tecnológica em 2018 e descobriu que, no geral, as companhias fizeram 3,5% menos registros do tipo no ano em relação a 2017 — muitas das empresas mais ativas no ramo apresentaram quedas, como a Sony (-21%), o Google (-16%) e a Qualcomm (-12%).

Ranking de empresas que mais registraram patentes em 2018

A Apple, por sua vez, também caiu: foram 2.160 patentes registradas em 2018 contra 2.229 concedidas no ano anterior, representando uma queda de 3%. Como o resto da indústria teve uma redução ainda maior, entretanto, a Maçã escalou duas posições no ranking e conquistou o nono lugar entre as empresas que mais registraram patentes ao longo do ano.

Publicidade

Sem grandes surpresas, a IBM liderou o grupo pelo 26º ano seguido, com 9.100 patentes registradas — um aumento de 1% em relação ao ano anterior. O Top 5 também é o mesmo de 2017, composto ainda pelas empresas Samsung, Canon, Intel e LG, respectivamente. Interessante notar a presença da Ford entre as 10 primeiras, que atesta a cada vez mais próxima junção das montadoras automotivas com as empresas tecnológicas por conta da vindoura revolução dos carros autônomos.

Será que temos mudanças na lista no ano que se inicia agora?

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple adiciona iMacs de 2012 à lista de produtos clássicos/obsoletos

Próx. Post

Petição pede que LG leve AirPlay a mais TVs; HomeKit poderá controlar vários aspectos dos aparelhos

Posts Relacionados