Ainda que a Apple não participe da Consumer Electronics Show (CES), uma das notícias mais legais da edição de 2019 da feira tem tudo a ver com a Maçã: trata-se, claro, da chegada do suporte ao AirPlay 2 e do HomeKit a TVs de várias fabricantes. Só que nem tudo são flores.
Como notamos nesse artigo, a LG anunciou que apenas seus modelos de TVs mais recentes, fabricados em 2019, ganharão suporte ao protocolo e integração ao HomeKit — ao contrário da sua principal concorrente, a Samsung, que levará as novidades a aparelhos de 2018 por meio de uma atualização de software. Agora, consumidores insatisfeitos iniciaram uma petição para que a fabricante implemente o suporte às tecnologias nos modelos mais antigos dos televisores.
A petição foi montada pelo usuário Doney den Ouden e, neste momento, tem cerca de 950 assinaturas com poucas horas de criação. Especificamente, ela pede que a LG leve suporte ao AirPlay 2 e ao HomeKit aos modelos OLED (ou seja, os mais caros) da empresa fabricados entre 2016 e 2018 — o que, como lembra o próprio texto de apresentação do abaixo-assinado, já foi demonstrado possível pela Samsung, que atualizará suas TVs com um simples update de software.
Resta saber se os clientes da Sony farão algo parecido: a japonesa, afinal, também implementará o suporte aos protocolos da Apple somente nos seus modelos mais recentes.
HomeKit
Em uma nota relacionada, o desenvolvedor Khaos Tian deu uma olhada mais profunda nos códigos do app Casa (Home) e compartilhou no Twitter hoje o que a integração das TVs ao HomeKit proporcionará em termos práticos aos usuários:
HomeKit for TV includes support for controlling power, volume, input source, brightness, media state, picture mode, and actual remote functionalities (key simulation).
(Someone forgot to remove plain-metadata-full.config from production release 😝)
— Khaos Tian (@KhaosT) 11 de janeiro de 2019
O HomeKit para TV inclui suporte para ligar/desligar, controlar volume, input, brilho, controle da mídia (play, pause, etc.), modo de imagem e funcionalidades do próprio controle remoto (simulação de teclas).
(Alguém esqueceu de remover o
plain-metadata-full.config
do release de produção 😝).
Aparentemente, todo esse suporte já está embutido na versão atual do aplicativo — ele só não está ativo. Em relação à questão das TVs LG de anos anteriores, o desenvolvedor coloca mais lenha na fogueira adicionando que os controles combinam perfeitamente com as APIs1Applications programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. dos modelos; portanto, “levar suporte a TVs antigas não daria muito trabalho”, afirmou Tian.
Já se sabe também que, com a inclusão do HomeKit, usuários poderão controlar suas TVs por meio da Siri, instruindo a assistente a transmitir conteúdos para determinado aparelho e ligá-lo automaticamente. Legal, não?
via 9to5Mac, iDownloadBlog
Notas de rodapé
- 1Applications programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.