Ainda que algumas coisas sejam criadas, projetadas e até mesmo desenvolvidas nos Estados Unidos, basicamente “tudo” o que a Apple vende hoje em dia é montado na China. Sim, ela tem parceiras em outros locais como na Índia — e até mesmo no Brasil —, mas a importância chinesa essa história é indiscutível.
Podemos imaginar, então, que alguns executivos da Apple devem viajar para lá com uma certa frequência. Mas qual frequência seria essa? Bem, no Twitter, o perfil @LAflyr informou que o maior cliente corporativo global da United Airlines é a Apple, que gasta nada menos do que US$150 milhões em passagens aéreas.
Curious who are @United largest global corporate accounts? @Apple is in the top spot and contributes very much to success of SFO international flying especially the Shanghai service #UnitedAirlines #United #Apple #SFO #PVG #Shanghai #China pic.twitter.com/HNvIrz8wDg
— LAflyer (@LAflyr) 11 de janeiro de 2019
O trajeto mais importante para a empresa seria de SFO (Aeroporto Internacional de San Francisco) para PVG (Aeroporto Internacional de Xangai Pudong). Apenas esse trecho representa cerca de 25% dos US$135 milhões; na prática, a Maçã compra 50 assentos na classe executiva de SFO para PVG… por dia!
Eis os principais destinos onde executivos da Apple desembarcam:
- PVG (Aeroporto Internacional de Xangai Pudong; China)
- HKG (Aeroporto Internacional de Hong Kong)
- TPE (Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan)
- LHR (Aeroporto de Londres Heathrow; Reino Unido)
- ICN (Aeroporto Internacional de Incheon; Coreia do Sul)
- SIN (Aeroporto Changi de Singapura)
- MUC (Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss; Alemanha)
- HND (Aeroporto Internacional de Tóquio; Japão)
- PEC (Aeroporto Internacional de Pequim; China)
- TLV (Aeroporto Internacional Ben Gurion; Israel)
O grande investimento e o número de assentos com destino à China se explicam, como disse, pela quantidade de parceiras que a Apple tem no país. Segundo informou o Nikkei Asia Review, de 2017 para 2018 o número de fornecedores da Maçã no país subiu de 19 para 27. Ainda que a Apple tenha mais fornecedores em outros locais (como em Taiwan), quase que a totalidade dos produtos da Maçã é montada na China — o que explica o fluxo de executivos para o país.
O gráfico acima nos dá uma ideia de onde estão os fornecedores da Apple mo mundo — e veja como ele se relaciona muito bem com os destinos informados pela United Airlines.
Vale notar que os números comentados aqui são apenas dos voos partindo de SFO. Como sabemos, a Apple conta com diversos outros campi espalhados pelos EUA (como no Texas) e pelo mundo (como no Reino Unido). Além disso, o Aeroporto Internacional de San Jose também fica próximo ao principal campus da Apple, em Cupertino — então, é bem provável que esses números sejam apenas uma parte de um todo.
Ainda que a Apple seja a maior conta corporativa da United Airlines, outras empresas como Facebook e Google (US$34 milhões), Cisco e Oracle (de US$12 a US$17 milhões) e Intel (US$10 milhões) também investem pesado.
E, assim, a economia gira…
via MacRumors
Atualização 14/01/2019 às 20:48
A United Airlines divulgou um comunicado para o jornalista Kif Leswing após a circulação da notícia acima:
United Airlines comment on the Apple sign pic.twitter.com/7njURPxz3j
— kif (@kifleswing) 14 de janeiro de 2019
Essas informações foram fornecidas aos funcionários da United como parte de um projeto-piloto limitado, focado em San Francisco, para destacar a importância de nossos relacionamentos corporativos e não deveria ter sido compartilhada publicamente. O projeto já foi descontinuado.
Um pequeno grupo de clientes foi mencionado pelo nome neste material e cada um foi contatado diretamente e estamos trabalhando para resolver suas preocupações. O material foi retirado e, no futuro, revisaremos e restringiremos ainda mais o compartilhamento de informações internas de clientes para uma audiência estrita que deve receber tais informações.
via 9to5Mac