Desde que o Facebook entrou no ramo dos aplicativos móveis, o app principal da rede tem sido o mais popular entre seus titãs das lojas de aplicativos. Entretanto, essa coroa parece ter sido usurpada muito recentemente.
Segundo dados da App Annie, o WhatsApp Messenger ultrapassou o aplicativo do Facebook como o mais popular. O gráfico abaixo mostra o crescimento no uso dos quatro principais apps do Facebook entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, evidenciando a ultrapassagem do WhatsApp em setembro do ano passado:
No geral, ao longo dos últimos dois anos, o app do Facebook viu sua popularidade aumentar em 20%, enquanto o WhatsApp saltou 30% nessa mesma métrica — o Instagram cresceu ainda mais (35%), mas fica abaixo dos dois outros aplicativos e do Facebook Messenger em termos de uso geral.
É bom notar que, ainda que o WhatsApp tenha conquistado a liderança em setembro e esteja mantendo-a até o momento, o app do Facebook ainda conquistou a coroa de aplicativo de 2018. Além disso, em um dos mercados mais importantes do mundo — os Estados Unidos —, o WhatsApp não chegou nem à lista de 10 aplicativos mais populares do país, enquanto o Facebook e o Messenger ficaram com a primeira e a segunda colocações, respectivamente.
Por outro lado, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo em muitos mercados importantíssimos, como Alemanha, Brasil, Espanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e Rússia.
Em outros tempos, esses dados (e a possível constatação da liderança do WhatsApp) seriam revelados pelo próprio Facebook, que costumava divulgar números bem concretos sobre os usuários de cada um de seus aplicativos. Recentemente, entretanto, a empresa passou a comentar esses dados de uma forma muito mais generalizada: na última conferência de resultados financeiros da companhia, Mark Zuckerberg se limitou a informar que “mais de 2,6 bilhões de pessoas estavam usando o Facebook, o WhatsApp, o Instagram ou o Messenger todos os meses”.
Ainda assim, os dados da App Annie parecem refletir os achados de outras firmas de análise digital. A Apptopia e a Sensor Tower, por exemplo, colocam o WhatsApp como campeão de downloads entre os três principais apps do Facebook já há algum tempo.

Portanto, no fim das contas, parece que o negócio de US$16 bilhões do Facebook deu muito, muito certo.
via VentureBeat