O melhor pedaço da Maçã.
Logo do WhatsApp Messenger

WhatsApp passa o app do Facebook em popularidade pela primeira vez

Desde que o Facebook entrou no ramo dos aplicativos móveis, o app principal da rede tem sido o mais popular entre seus titãs das lojas de aplicativos. Entretanto, essa coroa parece ter sido usurpada muito recentemente.

Publicidade

Segundo dados da App Annie, o WhatsApp Messenger ultrapassou o aplicativo do Facebook como o mais popular. O gráfico abaixo mostra o crescimento no uso dos quatro principais apps do Facebook entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, evidenciando a ultrapassagem do WhatsApp em setembro do ano passado:

Apps mais populares do Facebook, App Annie

No geral, ao longo dos últimos dois anos, o app do Facebook viu sua popularidade aumentar em 20%, enquanto o WhatsApp saltou 30% nessa mesma métrica — o Instagram cresceu ainda mais (35%), mas fica abaixo dos dois outros aplicativos e do Facebook Messenger em termos de uso geral.

Publicidade

É bom notar que, ainda que o WhatsApp tenha conquistado a liderança em setembro e esteja mantendo-a até o momento, o app do Facebook ainda conquistou a coroa de aplicativo de 2018. Além disso, em um dos mercados mais importantes do mundo — os Estados Unidos —, o WhatsApp não chegou nem à lista de 10 aplicativos mais populares do país, enquanto o Facebook e o Messenger ficaram com a primeira e a segunda colocações, respectivamente.

Por outro lado, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo em muitos mercados importantíssimos, como Alemanha, Brasil, Espanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e Rússia.

Em outros tempos, esses dados (e a possível constatação da liderança do WhatsApp) seriam revelados pelo próprio Facebook, que costumava divulgar números bem concretos sobre os usuários de cada um de seus aplicativos. Recentemente, entretanto, a empresa passou a comentar esses dados de uma forma muito mais generalizada: na última conferência de resultados financeiros da companhia, Mark Zuckerberg se limitou a informar que “mais de 2,6 bilhões de pessoas estavam usando o Facebook, o WhatsApp, o Instagram ou o Messenger todos os meses”.

Publicidade

Ainda assim, os dados da App Annie parecem refletir os achados de outras firmas de análise digital. A Apptopia e a Sensor Tower, por exemplo, colocam o WhatsApp como campeão de downloads entre os três principais apps do Facebook já há algum tempo.

Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower
Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower

Portanto, no fim das contas, parece que o negócio de US$16 bilhões do Facebook deu muito, muito certo.

via VentureBeat

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Johnson & Johnson usará o Apple Watch em estudo sobre prevenção de derrames

Próx. Post

Sucessor do iPhone XR deverá adotar antenas MIMO 4×4 para 4G mais rápido

Posts relacionados