O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Logo do WhatsApp Messenger

WhatsApp passa o app do Facebook em popularidade pela primeira vez

Desde que o Facebook entrou no ramo dos aplicativos móveis, o app principal da rede tem sido o mais popular entre seus titãs das lojas de aplicativos. Entretanto, essa coroa parece ter sido usurpada muito recentemente.

Publicidade

Segundo dados da App Annie, o WhatsApp Messenger ultrapassou o aplicativo do Facebook como o mais popular. O gráfico abaixo mostra o crescimento no uso dos quatro principais apps do Facebook entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, evidenciando a ultrapassagem do WhatsApp em setembro do ano passado:

Apps mais populares do Facebook, App Annie

No geral, ao longo dos últimos dois anos, o app do Facebook viu sua popularidade aumentar em 20%, enquanto o WhatsApp saltou 30% nessa mesma métrica — o Instagram cresceu ainda mais (35%), mas fica abaixo dos dois outros aplicativos e do Facebook Messenger em termos de uso geral.

Publicidade

É bom notar que, ainda que o WhatsApp tenha conquistado a liderança em setembro e esteja mantendo-a até o momento, o app do Facebook ainda conquistou a coroa de aplicativo de 2018. Além disso, em um dos mercados mais importantes do mundo — os Estados Unidos —, o WhatsApp não chegou nem à lista de 10 aplicativos mais populares do país, enquanto o Facebook e o Messenger ficaram com a primeira e a segunda colocações, respectivamente.

Por outro lado, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo em muitos mercados importantíssimos, como Alemanha, Brasil, Espanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e Rússia.

Em outros tempos, esses dados (e a possível constatação da liderança do WhatsApp) seriam revelados pelo próprio Facebook, que costumava divulgar números bem concretos sobre os usuários de cada um de seus aplicativos. Recentemente, entretanto, a empresa passou a comentar esses dados de uma forma muito mais generalizada: na última conferência de resultados financeiros da companhia, Mark Zuckerberg se limitou a informar que “mais de 2,6 bilhões de pessoas estavam usando o Facebook, o WhatsApp, o Instagram ou o Messenger todos os meses”.

Publicidade

Ainda assim, os dados da App Annie parecem refletir os achados de outras firmas de análise digital. A Apptopia e a Sensor Tower, por exemplo, colocam o WhatsApp como campeão de downloads entre os três principais apps do Facebook já há algum tempo.

Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower
Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower

Portanto, no fim das contas, parece que o negócio de US$16 bilhões do Facebook deu muito, muito certo.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 2.21.221 (199.1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Facebook
Facebook de Facebook, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 345.0 (292.8 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via VentureBeat

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Logo da Johnson & Johnson

Johnson & Johnson usará o Apple Watch em estudo sobre prevenção de derrames

Próximo Artigo
Galeria do iPhone XR (by MacMagazine)

Sucessor do iPhone XR deverá adotar antenas MIMO 4x4 para 4G mais rápido

Posts Relacionados