O melhor pedaço da Maçã.
AlexandraPopova / Shutterstock.com
Ícones do Messenger, WhatsApp, Facebook e Viber no iPhone

Facebook estaria cogitando “mesclar” WhatsApp, Messenger e Instagram [atualizado]

É assustador pensar que o Facebook é dono, hoje, de três das redes de comunicação mais populares do planeta. E a notícia do dia, trazida pelo New York Times, é que Mark Zuckerberg estaria cogitando “mesclá-las”.

Publicidade

Segundo fontes do jornal, há um plano em desenvolvimento para 2020 (ou, de forma bem otimista, para o final deste ano) que pretende integrar os usuários do WhatsApp, do Messenger e do Instagram. Ou seja, as pessoas poderiam se comunicar usando qualquer um dos três apps.

Os três permaneceriam disponíveis separadamente, mas suas rotas de comunicação passariam a ser uma só — e criptografada de ponta a ponta, também segundo a reportagem.

Pensando tecnicamente na coisa, uma integração entre o WhatsApp e o Messenger me parece mais simples do que com o Instagram na jogada, visto que os dois primeiros permitem que o usuário se logue simplesmente pelo seu número de telefone e são relativamente parecidos. Já o Instagram requer uma conta cadastrada, que hoje em dia pode ser a mesma do Facebook, e tem seu mensageiro como uma função extra à rede social de fotos/vídeos.

Publicidade

Um porta-voz do Facebook confirmou ao NYTimes que a empresa quer “construir as melhores experiências de mensagens que puder; e que pessoas querem que mensagens sejam rápidas, simples, confiáveis e privadas. Estamos trabalhando em tornar mais dos nossos mensageiros criptografados de ponta a ponta e avaliando formas de tornar mais fácil interagir com amigos e parentes através de redes.”

A facilidade de poder se comunicar com mais pessoas me soa como algo positivo, mas por trás das cortinas certamente há um interesse profundo do Facebook de obter ainda mais controle e informações de todos os seus usuários. Como sempre dizem, se algo é de graça, *você* é que é o produto.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Messenger
Messenger de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 451.0.0 (144.2 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 324.0.0 (272 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Atualização 30/01/2019 às 22:55

Numa conferência financeira realizada hoje, Mark Zuckerberg foi questionado sobre esse rumor e disse se tratar de algo “para 2020 ou além”, e que tudo ainda está num estágio inicial de planejamento.

Publicidade

Ou seja, para quem ficou desesperado com a notícia, pode se tranquilizar que não é algo para o curto prazo. Se é que vai rolar, mesmo.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple decide pagar recompensa por fotos selecionadas em seu concurso do iPhone

Próx. Post

Apple registra seis novos modelos de iPads na Eurásia

Posts Relacionados