O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Logo da Apple feito em código

Após infração de regras, Apple também revoga certificado do Google

Ontem nós informamos que, após a história de que o Facebook pagava para pessoas usassem um app a fim de que dados fossem coletados — usando a plataforma de distribuição da Apple como ponte — ganhar a mídia, a Maçã resolveu revogar o certificado do Facebook, o que causou uma enorme dor de cabeça para a empresa já que, com a atitude, diversas versões de testes dos aplicativos do Facebook e até mesmo apps que são utilizados apenas internamente por funcionários pararam de funcionar.

Publicidade

Logo depois, foi descoberto também que o Google mantinha prática similar à do Facebook: a empresa de Mountain View se utilizava do Developer Enterprise Program para recomendar usuários que instalassem um determinado app a fim de acompanhar tudo o que a pessoa fazia em seu aparelho. O Google, então, rapidamente se desculpou pelo episódio afirmando se tratar de um erro e que o app em questão não deveria ter sido distribuído por esse método (isto é, usando o certificado da Apple).

Até o momento, a Apple não havia se pronunciado sobre o caso envolvendo o Google. O The Verge, contudo, informou agora que a Maçã resolveu aplicar a mesmíssima pena dada ao Facebook.

Desta forma, o certificado do Google está revogado, o que impede a gigante de buscas de distribuir versões de testes ou aplicativos corporativos internamente — de acordo com fontes do veículo, versões de testes do Google Maps, do Hangouts, do Gmail e de outros aplicativos de fato pararam de funcionar hoje, juntamente a aplicativos internos como o Gbus (app de transporte da empresa).

Publicidade

O Google deu a seguinte declaração à Bloomberg:

Estamos trabalhando com a Apple para corrigir uma interrupção temporária em alguns dos nossos aplicativos corporativos para iOS, o que esperamos que seja resolvido em breve.

A Apple confirmou ao Axios que está trabalhando junto ao Google para “ajudar a restabelecer os certificados corporativos rapidamente.”

Independentemente de estar certa ou não (há quem defenda os dois lados), a atitude da Apple foi consistente. Obviamente, essa história ainda está longe de terminar — nós acompanharemos tudo de perto e atualizaremos este artigo com qualquer novidade sobre o assunto.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aplicativo do MacMagazine para iOS

Acabamos de disponibilizar a versão 3.2.3 do nosso app para iOS!

Próximo Artigo
Ícone do Facebook

Apenas um dia depois, Apple restaura certificado empresarial do Facebook [atualizado: Google também]

Posts Relacionados