O melhor pedaço da Maçã.

Apple é acusada de tornar carregadores antigos de iPhones inoperantes

Ilustração de um iPhone com cabo e carregador

Mais um dia, mais um processo chegando à mesa dos advogados da Apple em Cupertino — e, desta vez, eu acredito que alguns aqui se identificarão.

Publicidade

Como informou o MacRumors, Monica Emerson (da Califórnia) entrou com uma ação coletiva contra a Maçã nesta semana, acusando a empresa de lançar atualizações do iOS que foram — nas palavras da própria — “especificamente projetadas e programadas para rejeitar, a partir de novembro de 2016, carregadores antigos do iPhone de carregarem corretamente os iPhones”. Se você já viu o alerta “O acessório pode não ser compatível” na tela do seu iPhone, sabe bem do que se trata.

Monica afirmou que comprou um iPhone 7 em setembro de 2016 e que carregou o seu aparelho com o adaptador original sem problemas até outubro de 2017; a partir dessa data, ele simplesmente parou de funcionar e começou a mostrar a “maldita” mensagem.

Como sabemos, esse alerta — supostamente — é mostrado quando um usuário conecta um acessório falsificado ou não aprovado pela Apple, a fim de proteger o aparelho. Acontece que, na prática, de fato muita gente acaba sendo prejudicada pelo alerta já que ele vez ou outra aparece para cabos e acessórios de marcas parceiras (que fazem parte do programa MFi e são certificadas pela Maçã) e até mesmo para os próprios cabos e acessórios da Apple (em alguns casos). O fato é que esses alertas podem ocorrer por uma série de razões, incluindo algo simples como sujeira no pino do cabo ou no conector Lightning.

Publicidade

Independentemente disso, Emerson acredita que o alerta forçou não apenas ela, mas milhares de outros clientes na mesma situação, a comprar novos carregadores, e resolveu abrir essa ação coletiva contra a empresa acusando-a de propaganda enganosa, práticas comerciais desleais, fraude e outras violações das leis da Califórnia — solicitando mais de US$5 milhões para serem divididos entre os afetados pelo problema.

Veremos no que isso vai dar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: 5coins, Neon Chrome, Backgammon HD e mais!

Próx. Post

Eis os 230(!) novos emojis que chegarão este ano

Posts Relacionados