O melhor pedaço da Maçã.

Apple apresenta iPadOS 17 com widgets interativos na tela bloqueada

O iPadOS 17 foi anunciado hoje na WWDC23 e trouxe algumas novidades interessantes, inclusive diferentes das encontradas no iOS. A primeira delas é que os widgets da tela de início agora são interativos, sendo possível, por exemplo, marcar lembretes como concluídos e colocar álbuns para tocar só no widget, sem a necessidade de abrir o aplicativo.

Publicidade

Foram trazidas para o iPad as mudanças na tela bloqueada que chegaram ao iOS com a versão 16, no ano passado, como a sobreposição de elementos, diferentes fontes para o relógio e afins. Também se tornou possível adicionar widgets — no lado esquerdo da tela, e não abaixo do relógio, como no iOS —, além de terem sido adicionadas as Atividades ao Vivo (Live Activities) ao iPadOS.

Além disso, algo que foi objeto de rumores há algum tempo, o app Saúde (Health) chegou ao iPadOS na versão 17 e trouxe novidades em relação à visualização de dados. Agora, as estatísticas armazenadas são exibidas de forma mais dinâmica e de entendimento mais fácil, usando toda a tela do iPad.

Algo interessante apresentado foram recursos para edição de arquivos PDF. Há a possibilidade de preencher automaticamente formulários que estejam nesse formato, com o sistema detectando por meio de aprendizagem de máquina os campos a serem preenchidos, assim como podendo-se assinar com o Apple Pencil.

Publicidade

No app Notas, com o iPadOS 17, os PDFs agora são exibidos com a largura completa, também tendo se tornado possível editá-los quando estiverem em uma nota. Neste caso, um novo recurso bastante é útil é o de colaboração, podendo-se editar arquivos nesse formato, adicionando dados e anotações de forma compartilhada e em tempo real.

Temos, ainda, recursos novos no Freeform, como novas ferramentas de escrita e desenho, bem como maior flexibilidade no gerenciamento de janelas do Organizador Visual (Stage Manager), atalhos e pesquisa visual na Busca, além da possibilidade de ativar a Siri apenas dizendo “Siri”. Tornou-se possível também baixar mapas de áreas específicas no Mapas.

O texto preditivo é outra das novidades do iPadOS, algo útil para uma digitação mais inteligente, permitindo que frases sejam completadas de forma mais rápida. Também temos novas capacidades de reconhecimento no recurso Visual Look Up, como para alimentos, fachadas e sinalização pública, além de novos recursos de privacidade, como a chegada do Modo de Bloqueio ao iPad.

Publicidade

No app Lembretes, agora há um recurso de lista de compras de mercado inteligente, podendo-se organizar os itens em seções e com uma nova coluna de exibição das seções. Novos recursos de acessibilidade foram, ainda, anunciados, incluindo o acesso assistido, que traz uma interface personalizável para pessoas com deficiências cognitivas.

Já no Safari — assim como no macOS Sonoma —, temos novidades que potencializam a produtividade dos usuários, como os Perfis, que ajudam a separar a navegação em tópicos, sendo que cada um tem os seus próprios cookies, favoritos, históricos e grupos de abas. Abas privadas também passaram a ser bloqueadas e exigir o uso da biometria para desbloqueio.

Também estarão presentes no novo sistema recursos anunciados junto à apresentação do iOS 17, como as novidades no FaceTime e no iMessage, bem como outros que ainda deveremos conferir quando houver mais detalhes sobre o novo sistema operacional para iPads. No mais, apesar de incluir alguns recursos que foram comentados antes em rumores, outros surpreenderam, como a maior gama de opções em matéria de edição de PDFs.

Publicidade

A versão final do iPadOS 17 deverá ser lançada — como de costume — no mês de setembro. A beta para desenvolvedores está sendo liberada hoje, enquanto uma versão de testes pública será liberada pela Apple no próximo mês.


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17 virá com modo Standby, app Journal, novidades no Mensagens e mais!

Próx. Post

macOS Sonoma é apresentado com widgets no Desktop e novos screensavers

Posts Relacionados