Há alguns meses, comentamos aqui a intenção da Apple de expandir o recurso Registro de Saúde para a enorme população de veteranos de guerra dos Estados Unidos. Hoje, os planos da Maçã foram confirmados e serão colocados em prática no verão do hemisfério norte.
Por meio de uma parceria com o U.S. Department of Veterans Affairs (departamento do governo responsável por prestar suporte aos veteranos, conhecido como “VA”), a população de ex-combatentes terá acesso à plataforma de saúde da Apple e poderá reunir, em um só lugar, todas as suas informações médicas como resultados de exames, receitas, medicações, alergias, procedimentos vitais, registro de vacinas e muito mais.
O VA é o maior provedor de saúde dos EUA, com mais de 9 milhões de veteranos usufruindo dos seus serviços médicos em mais de 1.200 hospitais, consultórios e clínicas no país. Atualmente, mais de 100 instituições médicas dos EUA já fazem parte do programa e mais estão embarcando na plataforma da Apple a cada dia.
No Twitter, Tim Cook celebrou o anúncio:
It’s an honor to contribute to improving healthcare for America’s heroes. 🇺🇸https://t.co/UCFqvb7J9a
— Tim Cook (@tim_cook) 12 de fevereiro de 2019
É uma honra contribuir para a melhoria da assistência médica aos heróis americanos.
A Apple notou que a entrada no Registro de Saúde representa a primeira vez que o VA terá acesso a uma plataforma unificada de registros médicos. Por mais que isso possa significar um certo desafio na transição (uma vez que o órgão deve ter documentos em papel de décadas atrás, inclusive de veteranos ainda vivos), a mudança pode ser muito positiva para uma parcela significativa da população dos EUA — afinal, como opinou o COO da Apple, Jeff Williams, “pacientes têm conversas mais produtivas com seus médicos quando têm melhor acesso às suas informações de saúde”.
Bacana, não?