O melhor pedaço da Maçã.

Waze agora suporta Atalhos da Siri; Pixelmator [Pro], Halide, Lightroom e Obscura 2 também ganham novidades

Cá estamos nós novamente com as atualizações mais importantes de aplicativos relevantes e/ou populares da App Store! Vamos dar uma olhada nelas.

Publicidade

Waze


Ícone do app Waze – GPS e Trânsito ao vivo
Waze – GPS e Trânsito ao vivo de Waze Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 4.103 (197.8 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Um dos aplicativos de navegação mais populares do mundo ganhou um dos recursos mais pedidos pelos usuários: suporte aos Atalhos da Siri.

Atalhos da Siri no Waze

Com a novidade, usuários podem configurar comandos por meio da assistente que os levarão diretamente para ações dentro do app, como “me leve para casa” ou “me leve para [lugar favorito]”. Os comandos podem ser gravados pelo usuário para que você os adapte para as suas frases preferidas.

Pixelmator


Ícone do app Pixelmator
Pixelmator de Pixelmator Team
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.1.6 (547 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
R$ 49,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

A versão para iOS do popular editor de imagens foi atualizada para trazer suporte aos novos iPads Pro de 11 e 12,9 polegadas.

Com a mudança, o app adapta-se perfeitamente às resoluções de tela dos novos tablets e traz suporte, também, ao Apple Pencil de segunda geração — incluindo o seu gesto de toque duplo, que seguirá o comportamento global configurado pelo usuário.

Publicidade

O Pixelmator 2.4.4 também corrige alguns bugs de versões anteriores do app, como ajustes que não funcionavam em certas áreas de edição e uma falha de centralização que não posicionava o conteúdo corretamente na tela.

Pixelmator Pro


Ícone do app Pixelmator Pro
Pixelmator Pro de Pixelmator Team
Compatível com Macs
Versão 3.5.8 (608 MB)
Requer o macOS 12.0 ou superior
R$ 249,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Enquanto isso, o Pixelmator Pro para Mac também ganhou sua boa parcela de novidades. A principal delas: agora, o software é capaz de importar fotos tiradas em Modo Retrato em iPhones (rodando o iOS 12 ou superior) e isolar objeto e plano de fundo em camadas distintas.

Publicidade

Ao importar uma foto tirada em Modo Retrato, a camada de máscara fica desabilitada por padrão; basta clicar com o botão direito nela e clicar em “Ativar Máscara” para trabalhar nela. Desta forma, é possível fazer edições ou aplicar efeitos separadamente ao fundo e ao objeto.

Outra novidade do Pixelmator Pro 1.3.1 é um novo comportamento na abertura de novos documentos: agora, eles abrem por padrão em novas abas em vez de novas janelas. A atualização traz ainda novos atalhos de teclado para acesso rápido a determinados recursos.

Halide


Ícone do app Halide Mark II - Pro Camera
Halide Mark II - Pro Camera de Lux Optics Incorporated
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 2.14.4 (27 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O Halide já ganhou os holofotes com o recurso Smart RAW (sobre o qual já falamos aqui), e a atualização mais recente do app de fotografia traz um update da ferramenta de aprendizado de máquina que a torna ainda mais inteligente — embora os desenvolvedores não tenham especificado de que forma, exatamente.

Publicidade

O Halide 1.12 traz também um novo histograma colorido na tela de captura, muito útil para que você analise quais valores RGB estão sendo mais ou menos expostos numa foto.

Obscura 2


Desculpe, app não encontrado.

Outro app de fotografia deveras popular, o Obscura 2, também adicionou um histograma à sua tela de captura na sua mais recente atualização — e as novidades não param por aí.

O visualizador de imagens também recebeu melhorias, e traz agora as informações (metadados, histórico de edições e mais) em cartões facilmente legíveis. No iPad, novos atalhos de teclado ajudam o usuário a transitar facilmente pela biblioteca e pela tela de captura.

Lightroom CC

Por fim, uma atualização que não está na App Store, mas vale comentar: a Adobe adicionou uma série de novidades no Lightroom CC, seu app de edição de fotos em massa. A principal adição é de uma nova ferramenta chamada de Enhance Details, que utiliza o Sensei (ferramenta de aprendizado de máquina da empresa) para aumentar a resolução e definição e uma foto.

Segundo a Adobe, o recurso pode melhorar a definição de fotos em até 30% — contanto que ela esteja em formato RAW. Por enquanto, a ferramenta só chegará ao Lightroom CC e ao Lightroom Classic para Mac e PC; a versão para iOS deve recebê-la em breve. É bom lembrar que, por exigir recursos de sistemas recentes, o Enhance Details só funciona no macOS 10.13 High Sierra ou superiores.

Enhance Details, nova ferramenta para aumentar resolução no Lightroom CC

O Lightroom CC ganhou ainda alguns recursos até hoje presentes apenas no Lightroom Classic: a possibilidade de juntar várias fotos em uma única imagem panorâmica ou HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica., o ajuste refinado a uma área determinada da foto e uma indicação de clipping — ou seja, áreas da imagem completamente brancas ou completamente pretas.

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google é responsável direto por 20% da receita de serviços da Apple

Próx. Post

Ex-diretor da Apple é processado após lucrar com informações privilegiadas

Posts Relacionados