O melhor pedaço da Maçã.
Duncan Andison / Shutterstock.com
Apple Watch instalando um novo sistema

watchOS 10 poderá ser a maior atualização para o Apple Watch

Entre rumores de lançamentos de novos hardwares na WWDC23, a única “certeza” que temos é que a Apple anunciará as próximas gerações dos seus sistemas operacionais, incluindo o iOS 17, o iPadOS 17, o macOS 14, o watchOS 10 e o tvOS 17.

Publicidade

Em termos de novidades, porém, tudo indica que o maior número de mudanças será visto no watchOS 10, de acordo com novas informações do boletim informativo do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.

De fato, Gurman disse que o watchOS 10 “será a maior atualização de software do Apple Watch desde que a versão inicial do sistema operacional foi lançada”, de modo que a futura versão poderá incluir “melhorias maiores” e uma “interface atualizada”.

Ele não forneceu nenhum detalhe sobre essa versão, portanto não sabemos quais novidades e mudanças exatas ocorrerão. Não obstante, o jornalista disse que a atualização só será tão importante pois a Apple não planeja grandes mudanças para os próximos modelos de Apple Watches — presumivelmente o “Apple Watch Series 9” e a segunda geração do Apple Watch Ultra — e, quem sabe, uma terceira do Apple Watch SE (ainda que esteja um pouco cedo para isso).

iOS/iPadOS 17

Já no caso do iOS e do iPadOS, Gurman ressaltou o que ele disse anteriormente, no sentido de que as próximas versões contarão com diversos recursos solicitados pelos usuários. Das mudanças que estarão a caminho, Gurman disse que a Apple fará “mais barulho além da própria WWDC” com o sideloading de apps.

Publicidade

Não se sabe, porém, se a Apple planeja permitir o sideloading com o iOS 17 ou se ela fará apenas algumas alterações no nível do sistema operacional para permitir essa possibilidade em algum momento.

Como já explicamos, o sideloading refere-se à capacidade de instalar aplicativos em um dispositivo para além da plataforma oficial — no caso dos iPhones/iPads, a App Store. Em vez disso, os apps poderão ser transferidos de um computador conectado, baixados da internet e instalados separadamente ou adquiridos de uma loja de aplicativos de terceiros.

Publicidade

Embora a Apple seja publicamente contra esse método, a companhia será forçada a implementá-lo devido a uma mudança nas leis europeias. A Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da UE entrará em vigor em 2024 e obrigará as grandes empresas de tecnologia a permitir lojas de aplicativos alternativas em suas plataformas, para que os desenvolvedores tenham mais opções ao definir a estratégia de distribuição de aplicativos e os usuários tenham a opção de baixar aplicativos de diferentes fontes.

Por fim, Gurman disse que, doutros sistemas operacionais, o iPadOS 17 aparentemente “estabelecerá as bases” para os modelos do iPad Pro com telas OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico..

Veremos o que a Apple — e o futuro — reserva!

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Próximos Macs poderão não ser equipados com o chip “M3” [atualizado]

Próx. Post

Rumor: “iPhone 15 Pro” terá botão de Ação capacitivo

Posts Relacionados