O melhor pedaço da Maçã.

Apple faz a limpa no Shazam, removendo redes de anúncios e rastreadores de análise do app

BigTunaOnline / Shutterstock.com
Shazam ao lado do Apple Music num iPhone X

Após adquirir o serviço de reconhecimento de músicas Shazam pela bagatela de US$400 milhões no fim de 2017, a Apple começou a alinhar o serviço a sua (restrita) política de privacidade, assim como outros apps da companhia.

Publicidade

No fim do ano passado, por exemplo, a Maçã removeu os anúncios de ambas as versões do app (Shazam e Shazam Encore).

Recentemente, a Apple lançou uma atualização para o app Shazam que, segundo as notas de liberação, indicava apenas “correções de bugs e melhorias de desempenho”. Contudo, a empresa fez mais do que pequenos ajustes: a atualização também removeu quase todos os SDKs1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software. de terceiros que o serviço estava usando, de acordo com uma análise publicada pela AppFigures.

Os SDKs removidos incluem redes de anúncios, rastreadores de uso e até mesmo utilitários de código aberto. Mas por que a empresa decidiu remover todos esses conteúdos de uma só vez? Simples, porque eles repassam dados de usuários para servidores de terceiros, o que certamente não é a praia da Apple.

Publicidade

Entre as empresas afetadas pela atualização da Apple estão: AdMob, Bolts, DoubleClick, Facebook Ads, Facebook Analytics, Facebook Login, Inmobi, IAS, Moat e Mopub. Como dissemos, nem todos os conteúdos de terceiros foram removidos; no iOS, apenas o SDK do HockeyApp, da Microsoft (basicamente uma versão do TestFlight da gigante de Redmond), permanece ativa — mas provavelmente não por muito tempo.

Já no sistema Android, ainda que a Maçã tenha removido diversos conteúdos de terceiros do app Shazam, vários outros continuam ativos (incluindo alguns que foram removidos no iOS). No entanto, o SDK da Microsoft foi removido da versão da Shazam para Android há mais de um ano.


Ícone do app Shazam
Shazam de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 17.7 (54.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Desculpe, app não encontrado.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “Apple Car” pode ser, na verdade, uma van elétrica

Próx. Post

SoundShare 4 aterrissa com grandes novidades; Tripsy, Google Keep e AutoSleep também são atualizados

Posts Relacionados