O melhor pedaço da Maçã.
Pexels
Bandeira da Índia

Índia aprova incentivos para fabricação de iPads, mas não como a Apple queria

Os incentivos não chegarão aos níveis pretendidos pela Maçã

Na última semana, falamos aqui sobre os planos da Apple de expandir a produção de iPads para a Índia — estratégia que, caso bem-sucedida, refletiria uma movimentação realizada anteriormente pela Maçã com os iPhones (alguns modelos mais baratos/antigos do smartphone já são fabricados no país da Ásia Meridional).

Publicidade

Como explicamos, os planos fazem parte de um programa de incentivos lançado pelo governo indiano, que quer estimular a fabricação de tablets e laptops no país. A questão é que, nos planos do primeiro-ministro Narendra Modi, o orçamento do programa ficaria na casa das 70 bilhões de rúpias (cerca de R$5 bilhões), enquanto a Apple e outras empresas pressionavam o governo por um aumento para cerca de 200 bilhões de rúpias (quase R$15 bilhões).

Bom, de acordo com a Reuters, parece que Modi ganhou a queda de braço: o governo da Índia aprovou hoje um orçamento de 73,5 bilhões de rúpias para o programa de incentivo. Dentro das normas do programa, as empresas que fabricarem tablets e laptops em território indiano receberão uma devolução entre 1% e 4% do valor de cada dispositivo exportado para outros países, num período de quatro anos.

Não se sabe qual a posição da Apple nessa história: apesar de não ter tido suas exigências plenamente satisfeitas, é um fato que a Maçã está procurando todas as alternativas para diminuir sua dependência da cadeia produtiva chinesa, e a empresa já tem uma boa relação com o governo indiano — a Apple foi, inclusive, um dos principais motivos para a instituição do novo programa de incentivos.

Publicidade

Além disso, algumas das principais parceiras da Maçã, como a Foxconn, a Wistron e Pegatron, estão fazendo investimentos na Índia para construção de novas fábricas e especialização de funcionários. É de se esperar, portanto, que a Apple prossiga com os planos e fabrique alguns modelos de iPads na Índia — que modelos são (ou serão) esses, entretanto, ainda teremos de aguardar para ver.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple comprou mais de 100 empresas nos últimos 6 anos

Próx. Post

Waze agora é integrado ao Google Assistente

Posts Relacionados