No fim do ano passado, acompanhamos uma grande novidade tanto para clientes do Apple Music, quanto para donos dos alto-falantes Echo, da Amazon: a integração do serviço de streaming musical da Maçã com esses dispositivos. Agora, a gigante de Cupertino poderá expandir ainda mais a sua base de assinantes ao oferecer suporte para os speakers de outra grande fabricante desse mercado, o Google.
Esse (possível) suporte foi descoberto por um leitor do MacRumors. Ele percebeu que o Apple Music apareceu entre os serviços de streaming compatíveis com os alto-falantes no app Google Home. Apesar disso, ainda não é possível vincular uma conta do Apple Music a esses dispositivos.
Anteriormente, o Apple Music estava listado em uma seção separada de “disponibilidade limitada” no app Google Home, o qual informava que o serviço estava disponível somente para dispositivos iOS. Logo, essa atualização no app pode indicar que a Apple e o Google estão trabalhando para liberar esse suporte em breve.
Se esse realmente for o caso, uma vez que o suporte for liberado será possível usar os comandos de voz do Google Assistente para reproduzir músicas, playlists e o restante da sua biblioteca do Apple Music nos alto-falantes do Google e em outros dispositivos domésticos da fabricante.
Para verificar essa configuração, abra o app Google Home e acesse Configurações » Música » Apple Music. Se você tentar selecionar o Apple Music como um serviço de música, pode ser que a mensagem “O Apple Music é o seu provedor de música padrão” seja exibida — ou que nada aconteça. 😝
Nós, é claro, vamos acompanhar mais essa expansão dos serviços da Maçã e informaremos assim que a novidade começar a ser disponibilizada para todos.
Atualização 27/02/2019 às 08:00
Após a repercussão, o Google removeu o serviço da Maçã das opções do app que gerencia seus dispositivos domésticos. Até então, isso poderia indicar um “vazamento” da novidade e que ela seria lançada em breve, mas esse também não é o caso.
Google has removed the Apple Music option from the Google Home app. Ooops!
— MacRumors.com (@MacRumors) 26 de fevereiro de 2019
O Google removeu a opção do Apple Music do aplicativo Google Home. Ooops!
Em seguida, o Google informou que a exibição do Apple Music no seu app foi apenas um bug de software, já que o Google Assistente compartilha algumas configurações com os serviços de streaming de música (nos smartphones Android) e, devido a uma falha, a empresa “acidentalmente abriu os controles do Apple Music para o app Google Home”, como divulgou a Bloomberg.
Parece que não foi dessa vez… mas nada impede que essa integração aconteça num futuro próximo, dado a contínua expansão dos serviços da Maçã para produtos de outras fabricantes.