O melhor pedaço da Maçã.

Hackers usam unidades de pré-produção do iPhone para desvendar segredos

De vez em quando, ferramentas milagrosas prometendo desbloquear iPhones e outros dispositivos da Apple surgem por aí, causando tumulto no mundo tecnológico — o caso mais recente tratou de aparelhos da Cellebrite, que estão sendo vendidos no eBay a preço de banana.

Publicidade

A cada caso do tipo, uma pergunta se destaca: como os profissionais por trás desses aparelhos conseguem achar tantas brechas no iOS? Agora, a Motherboard pode ter uma resposta.

A revista digital publicou uma reportagem expondo o uso, por parte de hackers, crackers e pesquisadores de segurança, de unidades de pré-produção do iPhone para descoberta de segredos, brechas e falhas na construção do aparelho e no iOS.

Esses dispositivos têm vários recursos de segurança desabilitados e, teoricamente, não deveriam sair dos porões de Cupertino — de uma forma ou de outra, entretanto, eles encontram o caminho do mundo exterior (quase sempre, contrabandeados para fora das linhas de produção do iPhone na China) e são vendidos por milhares de dólares em mercados paralelos.

Publicidade

A Motherboard obteve algumas unidades desses aparelhos, que se parecem com iPhones normais com a exceção de alguns elementos — entre eles, um código QR e um código de barras na parte traseira, bem como um decalque exibindo a marca da Foxconn, parceira da Apple que monta os dispositivos. O sistema, entretanto, é totalmente diferente: ao ligar os iPhones de pré-produção, o que se exibe é um terminal de comandos, por meio do qual o usuário pode executar códigos e explorar as “entranhas” do aparelho e do sistema.

Segundo a reportagem, empresas como a Cellebrite e a Grayshift já adquiriram algumas unidades desses protótipos de iPhones para fabricar suas ferramentas de desbloqueio; há alguns anos, dispositivos do tipo foram utilizados por pesquisadores para explorar a Secure Enclave do iOS (que, em iPhones “comuns”, é protegida sob diversas camadas de criptografia) e descobrir segredos sobre o sistema de segurança biométrica empregado pela Apple.

Unidade de pré-produção do iPhone sendo usada para revelar segredos do iOS

O preço dos protótipos assusta: a Motherboard se deparou com uma unidade de pré-produção do iPhone X sendo vendida no mercado paralelo por US$1.800 — seu vendedor, inclusive, afirmou já ter vendido outras unidades do aparelho para pesquisadores de segurança e afins. Já um exemplar equivalente do iPhone XR foi encontrado sendo vendido por nada menos que US$20.000!

Publicidade

Aparentemente, a Apple está “bem ciente” do problema e implementando novas ações para evitar que esses dispositivos saiam da sua cadeia de fornecimento e caiam em mãos erradas; apesar disso, é impossível ter controle absoluto sobre uma linha de produção tão formidável — e, ainda por cima, localizada do outro lado do mundo.

Vejamos os próximos capítulos dessa história…

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brie Larson (a “Capitã Marvel”) será estrela de uma das séries da Apple

Próx. Post

Apple expandirá presença em San Diego com 1.200 novos empregos

Posts Relacionados