Réveillon chegando e é hora de fazer as tradicionais reflexões e balanços sobre o ano que passou. No caso do Apple TV+, 2023 foi um ano até que produtivo: foram 50 novas estreias, sendo 12 filmes ou especiais e 38 séries — sem contar novas temporadas de produções existentes. O número corresponde a aproximadamente uma estreia por semana.
A primeira produção a estrear no serviço de streaming da Maçã no ano foi “Superliga: A Guerra pelo Futebol”, no dia 13 de janeiro, enquanto a última estreia de 2023 foi “Plano em Família” (“The Family Plan”), lançada na última sexta-feira (15/12).
De acordo com um levantamento feito pelo 9to5Mac, em comparação ao ano passado, quando estrearam 56 novas produções, houve uma diminuição de 10% no número de estreias. Os motivos para essa diferença são principalmente as greves de roteiristas e atores nos Estados Unidos — que se encerraram totalmente no mês passado —, e uma mudança na estratégia do Apple TV+ e do mercado de streamings.
Apesar de a Apple não divulgar números em relação à visualização das suas produções, com base em outras pesquisas e em sites dedicados ao tema, pode-se destacar “Sequestro no Ar” (“Hijack”), “Silo” e “Falando a Real” (“Shrinking”) como alguns dos maiores sucessos lançados no ano. Não se sabe com precisão, porém, como anda a evolução do número de assinantes do Apple TV+.
Ao contar com as temporadas de séries mais antigas que estrearam neste ano, houve, ao total, 72 estreias no serviço, contra 84 do ano passado — ainda dentro da margem de 10%. As produções originais que foram lançadas em 2023 cobrem diversos gêneros, como drama, comédia, documentários e programação infantil.
Desafios
Com as greves de atores e roteiristas, a produção de vários títulos passou por atrasos e interrupções, o que também ocasionou o adiamento de estreias que poderiam ter ocorrido neste ano. É o caso de “Palm Royale” e “Manhunt”, cujos lançamentos já foram anunciados [1, 2] pelo serviço de streaming para o início de 2024.
Além das dificuldades na produção, havia obstáculos para a divulgação dos filmes e séries, já que os atores não estavam comparecendo a eventos de lançamento em meio à paralisação. Preferiu-se, então, aguardar o fim dessas greves para que estreias pudessem ocorrer com uma divulgação a contento.
Tudo isso é somado, ainda, ao fato de que o próprio mercado de streamings de filmes e séries passou a investir menos, procurando retornos mais substanciais. Apesar de o Apple TV+ ainda estar construindo o seu catálogo, bem como recebendo um bom investimento da Maçã — que não é tão alto quanto o de outros concorrentes —, houve uma mudança de estratégia quanto às estreias de filmes.
Alguns, notadamente os de maior destaque, estrearam inicialmente em salas de cinema, e não no próprio Apple TV+. Neste ano, esse foi o caso de “Napoleão” (“Napoleon”) e do aclamado “Assassinos da Lua das Flores” (“Killers of the Flower Moon”). Eles, vale notar, ainda não chegaram ao serviço de streaming e não foram incluídos na conta das 50 estreias do ano.
Essa estratégia deverá continuar a ser seguida no ano que vem com algumas estreias de filmes de maior porte, na medida em que isso vem agradando a Apple. Além de permitir que haja uma maior divulgação das produções, com uma disseminação da imagem do Apple TV+, também é possível recuperar ao menos parte dos custos de produção.
Premiações
Vale notar que, para a temporada de premiações que se inicia, o serviço de streaming também já garantiu algumas indicações, em especial com “Assassinos da Lua das Flores”, que poderá até mesmo receber indicações ao Oscar do ano que vem.
Com isso, o serviço poderá consolidar ainda mais a sua posição no mercado, com vistas a uma maior lucratividade, vislumbrando depender menos do vultuoso caixa da Apple.
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
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