Ao que tudo indica, falta menos de uma semana para conhecermos todos os detalhes do “Netflix de revistas” da Apple e sabermos qual a visão dela para a sua entrada de cabeça no mercado editorial. Antes disso, entretanto, as maquinações da Maçã por trás das câmeras já estão bem evidentes.
A empresa anunciou hoje uma série de parcerias com organizações dedicadas à chamada “media literacy” — um conceito traduzido literalmente como “alfabetização de mídia” e que tem como objetivo educar jovens para a recepção e interpretação de notícias e conteúdo digital numa era em que o excesso do consumo acrítico desse tipo de informação pode ser extremamente prejudicial.
Inicialmente, a Maçã está firmando parcerias com três organizações: a News Literacy Project (NLP) e a Common Sense, nos Estados Unidos, e a Osservatorio Permanente Giovani-Editori, na Itália. As três receberão suporte da Apple para “avançar seus esforços em empoderar jovens com as habilidades de pensamento crítico necessárias para a nova era digital”, nas palavras da própria empresa.
Falando sobre o assunto, o CEO Tim Cook afirmou que “o senso crítico para com as notícias é vital para sustentar uma imprensa livre e uma democracia próspera”, acrescentando que admira o trabalho das organizações parceiras da Apple e que está orgulhoso de trabalhar com elas. A editora-chefe do Apple News, Lauren Kern, afirmou que a plataforma continua “comprometida em trazer jornalismo de qualidade de fontes confiáveis” e a parceria com as ONGs vai fortalecer essa missão num horizonte cada vez mais complicado.
O CEO da Common Sense, James P. Steyer, também compartilhou algumas palavras sobre a iniciativa:
A falta de senso crítico da geração mais jovem em relação às notícias é um problema cada vez maior para o nosso país. Casos sobre a manipulação da mídia e o impacto resultante na sociedade evidenciaram a importância e o tamanho do problema. Nós precisamos ajudar nossos estudantes não só a buscar fontes confiáveis, mas também a pensar criticamente sobre o mundo da mídia e das ideias. A Apple compartilha nossa missão de criar uma geração de crianças e jovens que prosperarão como aprendizes, líderes e cidadãos da era digital, e a Common Sense está empolgada em fazer parte dessa iniciativa importante.
Não foram compartilhados detalhes práticos acerca da parceria, mas as organizações deverão receber apoio financeiro, logístico e de expertise por parte da Apple; em contrapartida, as ONGs deverão contribuir para um ambiente mais curado e saudável no futuro serviço de notícias da Maçã.
Bacana, não?