Em 2017, a Apple apresentou o novo design da App Store junto ao iOS 11 e implantou, nesse sistema operacional, um recurso que permite que desenvolvedores liberem atualizações de maneira gradual para os usuários.
Agora, desenvolvedores do macOS também podem usufruir desse benefício, como divulgado pela Apple. Mais precisamente, isso dá aos criadores a opção de liberar uma atualização para um número cada vez maior de usuários durante um período de, no máximo, sete dias — em vez de lançá-la de uma só vez.
Tal atualização estará disponível todos os dias durante o período de liberação para uma porcentagem pré-estabelecida de usuários, definida da seguinte forma:
- Dia 1: 1%
- Dia 2: 2%
- Dia 3: 5%
- Dia 4: 10%
- Dia 5: 20%
- Dia 6: 50%
- Dia 7: 100%
Esse recurso será mais útil nos Macs em que a opção “Atualizações Automáticas” estiver ativada. Caso contrário, o usuário será informado de uma nova atualização ao entrar na Mac App Store ou após um período de tempo (conforme a lista acima), quando ele terá que realizá-la manualmente.
O objetivo disso é ajudar os desenvolvedores a encontrarem falhas nos seus sistemas e, assim, evitar que eles cheguem a um maior número de usuários. Como sabemos, embora muito desses apps sejam testados previamente, somente quando a nova versão chega para a grande massa é que muitos erros são descobertos.
via iClarified