Há alguns dias, informamos que a Apple atualizou seus principais aplicativos de edição de vídeo, incluindo o iMovie e o Final Cut Pro, como parte do processo de transição de apps de 32 para 64 bits no macOS.
Ainda que essa chave só será completamente virada daqui a alguns meses — com o lançamento do sucessor do Mojave, possivelmente o macOS 10.15 —, a Maçã está tratando de deixar tudo claro e publicou uma página de suporte, na qual explica o processo de transição para 64 bits e quais codecs de vídeo não serão mais compatíveis.
Como dissemos, os softwares de vídeo da Apple já podem detectar quais tipos de arquivos não serão suportados; contudo, após a atualização mais recente, eles também convertem-os automaticamente para um formato compatível. Mais precisamente, os arquivos de mídia criados a partir de formatos ou codecs do QuickTime 7 serão incompatíveis com as próximas gerações do macOS.
Para garantir que você não enfrente possíveis problemas com a reprodução e/ou edição de vídeos após o macOS Mojave, a Apple destacou a importância de verificar e converter todos os arquivos de mídia incompatíveis desde já. A empresa também ressaltou que, após a atualização, a opção de converter os arquivos incompatíveis não estará mais disponível.
Confira a seguir alguns exemplos de formatos de mídia afetados pela transição (que inclui o saudoso Perian); veja aqui a lista completa dos tipos de arquivos incompatíveis (e compatíveis) com o macOS após o Mojave.
- 3ivx MPEG-4;
- AV1/VP9;
- CineForm;
- Cinepak;
- Coletânea de codecs Perian (tais como Microsoft MPEG-4, DivX, 3ivx, VP6 e VP3).
- DivX;
- Flash Video;
- FlashPix;
- FLC;
- H.261;
- JPEG 2000;
- Microsoft Video 1;
- Motion JPEG A;
- Motion JPEG B.
- On2 VP3, VP5, VP6, VP6-E, VP6-S, VP7, VP8, VP9;
- Pixlet;
- RealVideo;
- SGI;
- Windows Media Video 7, 8, 9.
Os formatos e codecs descritos pela Apple serão, portanto, incompatíveis com a próxima grande atualização do macOS. Se você pretende atualizar seu Mac, é imprescindível converter desde já esses arquivos para os formatos compatíveis.
Para tanto, é possível usar o Final Cut Pro, o Compressor e o QuickTime Player (versão 10.0 ou posterior) — o método para converter arquivos a partir do QuickTime, no entanto, não será suportado pelos sucessores do macOS Mojave. Uma outra boa alternativa de conversor, gratuita, é o HandBrake.
Quanto ao Final Cut Pro, a Apple descreve nessa página de suporte quais câmeras são suportadas pelo editor (logo, com as futuras gerações do macOS também). A empresa deverá anunciar a próxima versão do macOS durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2019 em junho, com seu lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
via 9to5Mac