É batata: basta um produto novo da Apple ser lançado que os principais nomes da empresa saem em verdadeiros tours dando entrevistas a torto e a direito para promover o dito cujo, quase como um músico lançando álbum novo — não foi diferente, claro, com os novos AirPods. Muitas das declarações que saem dessas matérias não passam de sonolenta propaganda, mas esse papo de Jony Ive com Jon Wilde, da GQ, foi interessante.
Um dos principais pontos da entrevista foi tentar entender como os AirPods saíram de um produto com design questionável, para o qual (quase) todo mundo torceu o nariz à época da sua apresentação, até o status atual — tão rapidamente conquistado — de ícone da cultura pop e sucesso absoluto de vendas. Ive tem um palpite:
Eu acho que essa era uma reação inicial comum aos AirPods [o estranhamento] — uma reação baseada num entendimento acadêmico deles, em vez de um entendimento baseado no dia a dia prático deles. Nós tendemos a focar nos atributos sobre os quais é fácil falar, e só porque nós falamos sobre eles não significa que eles são os mais importantes. Tudo o que significa é que eles são os mais fáceis de se falar sobre.
O jornalista falou também sobre alguns aspectos da simplicidade absurda do produto, que, segundo ele, é o seu principal apelo. Um ponto específico: o “clique” que o estojo faz quando sua tampa é fechada magneticamente. Ive falou sobre esse detalhe em particular:
Quando você tem objetos que são inerentemente muito mecânicos, eu acho importante que você preste atenção a todos os aspectos do design. Existe cor e forma e toda a, digamos, arquitetura, mas existem também esses comportamentos conceituais e difíceis de definir, como o barulho de um clique e a força de um imã que fecha uma tampa. Uma das coisas em que nós pensamos bastante foi a forma em que o estojo orienta os AirPods conforme você os encaixa nela. Eu amo esses detalhes – você não tem ideia de como nós erramos por tanto tempo enquanto nós estávamos desenhando e desenvolvendo tudo.
E você, concorda que os AirPods já venceram tão rapidamente o teste do tempo e podem ser considerados um dos maiores acertos da Apple nos últimos tempos? Deixem suas opiniões logo abaixo.
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 1.214,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 112,42
Característica: fones sem fio
Lançamento: março de 2019
via 9to5Mac